Onda de calor é tema de palestra no canteiro de obras da nova ETE Potecas

Foto: Divulgação / Casan
A intensa onda de calor que tem afetado o estado de Santa Catarina, com temperaturas que já atingiram até 40°C em algumas regiões, foi tema de palestra com os trabalhadores das obas da nova Estação de Tratamento de Potecas.
No Diálogo Diário de Segurança, cerca de 90 trabalhadores receberam orientações sobre os cuidados ao trabalhar nesses dias de altas temperaturas.
A engenheira de segurança no trabalho, Karine Silva Corrêa, conversou com os trabalhadores sobre cuidados diários como hidratação constante, pausas regulares intrajornada, a importância de comidas leves, uso de protetor solar, cuidados com micoses e conjuntivite.
“Estamos vivendo uma forte onda de calor nesses últimos meses, por isso reforçamos a importância do pessoal se hidratar mais vezes durante o horário de trabalho e realizar pausas frequentes. Assim, evitaremos casos de pressão alta e desidratação no canteiro de obras”, explica Karine.
A engenheira também lembra que diariamente, durante os diálogos de segurança, os trabalhadores são orientados a usar protetor solar, disponibilizado pela construtora. Além de usar os EPIs (Equipamento de proteção individual), que também protegem do sol.

Durante a construção da nova ETE Potecas, outras ações foram realizadas com os trabalhadores, como o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), cuidados com a saúde mental e assédio moral; prevenção ao câncer de pele; prevenção à dengue no canteiro de obras; Semana do Meio ambiente e orientações sobre as espécies que podem ser encontradas no canteiro de obra e o que fazer com os animais.
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto com nova tecnologia, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
Com investimento total de R$ 270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade para atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta.
VEJA TAMBÉM:
REUNIÃO COM A COMUNIDADE
A Casan realiza na próxima segunda-feira, 24, uma reunião pública para apresentação do novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Potecas, em São José.
O encontro será a partir das 20h, na Casa de Oração Fonte de Vida, Rua Francisco Torquato da Rosa, em frente às lagoas da Casan, no Bairro Potecas.
Durante a reunião a equipe do Projeto Socioambiental da Casan vai apresentar o funcionamento do sistema, esclarecendo dúvidas da população sobre a nova ETE Potecas, uma das maiores obras de saneamento de Santa Catarina.