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Oito estudantes da Rede Estadual de SC ficam no top-10 de desafio nacional de economia

Quero ser economista

Os estudantes da Rede Estadual de Santa Catarina foram os grandes destaques da 9ª edição do Desafio Quero Ser Economista, iniciativa nacional destinada a estudantes do Ensino Médio. Neste ano, Santa Catarina comandou o desafio com 9 dos 10 melhores colocados, sendo 8 da Rede Estadual de Ensino. O domínio catarinense já apareceu nas inscrições, quando o Estado teve mais de 2.500, quase 40% do total.

A competição aconteceu entre agosto e outubro. Os participantes acumulavam pontos, de acordo com seus desempenhos em jogos interativos, como anagramas, game show e palavras cruzadas. Cada um deles apresentava conceitos de Ciência Econômica. Dos oito finalistas representantes da Rede Estadual, cinco eram da mesma escola: a EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, de Monte Castelo. Duas estudantes da escola ficaram no pódio: Cíntia Lemos, em segundo lugar, e Maira Alessandra Fernandes, em terceiro.

“Nos dedicamos ao máximo durante todas as etapas. Era constante a orientação e o suporte em todas as fases do projeto. Criou-se um ambiente saudável de competição, com entusiasmo, tanto das professoras, quanto dos alunos, o que estimulou ainda mais a dedicação”, destaca a professora da EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, Gessica Pedroso.

Foto: Arquivo pessoal

A fase final

Na última fase, os finalistas foram desafiados a produzir um vídeo sobre qualquer tema econômico de sua preferência, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a competição.

“No segundo jogo, eu queria desistir pois a minha pontuação estava muito baixa, mas as professoras não deixaram e, de pouco em pouco, eu consegui chegar ao segundo lugar. O meu aprendizado foi que não devo desistir no primeiro obstáculo”, enaltece a estudante Cíntia Lemos.

Além do êxito com a participação, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre economia e tiveram novas experiências com o trabalho em equipe e o uso de tecnologias educacionais. A valorização da educação financeira também deve ser destacada.

“Foi uma oportunidade única de aprender e me desafiar em algo novo. Percebi que a economia realmente tem um poder transformador. Eu sou a prova disso: ao estudar e entender mais sobre esse universo, percebi o quanto a economia pode impactar a vida das pessoas e ajudar a mudar o mundo. Essa experiência foi um divisor de águas para mim”, salienta a estudante Maira Alessandra Fernandes.

Premiação

O regulamento prevê o prêmio de R$1.500 à segunda colocada e R$1.000 à terceira. Ambas pretendem guardar a quantia para investir nos estudos e adquirir cada vez mais conhecimento.

“Quero garantir que esse prêmio possa continuar me ajudando a crescer e alcançar meus objetivos acadêmicos e profissionais”, finaliza Maira.

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Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

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