Portal de Noticias

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Oito cidades do Estado...

Oito cidades do Estado terão provas do Vestibular de Inverno 2013 da Udesc no domingo

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicará no próximo domingo, 7, as provas do Vestibular de Inverno 2013 nos municípios de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. Ao todo, 8.720 candidatos disputarão 1.345 vagas de 34 cursos gratuitos de graduação.

Desse total de vagas, 70% são para vestibulandos não optantes das cotas, 20% para quem cursou integralmente o ensino fundamental e o médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.

A primeira etapa do vestibular será no domingo de manhã, das 9h às 12h30, e terá prova com 50 questões objetivas de múltipla escolha, sendo oito para Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e 14 para cada uma das seguintes áreas: Biologia, Matemática e Português.

No domingo à tarde, das 15h às 19h30, ocorrerá a segunda etapa, com redação sobre atualidades e conhecimentos gerais e mais 50 questões de múltipla escolha: 14 em Física e também em Química, além de 11 em História e em Geografia.

O gabarito oficial será divulgado na página do vestibular a partir das 20h de domingo.

Recomendações
A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc recomenda aos candidatos que consultem os locais das provas e leiam o edital com atenção.

Além disso, os vestibulandos deverão estar nos locais indicados com 30 minutos de antecedência e, para ter acesso às salas, levar o documento original de identidade atualizado e em perfeito estado de conservação.

Recomenda-se ainda aos candidatos que se informem sobre as condições de trânsito nas cidades das provas, pois algumas delas, como Laguna, estão com ruas fechadas por obras.

Os portões serão fechados dez minutos antes do início das provas – isso ocorrerá às 8h50 na primeira etapa e às 14h50 na segunda. Quem chegar depois desses horários não poderá fazer o vestibular, independentemente dos motivos alegados.

Para a realização das provas, os vestibulandos deverão se apresentar com caneta esferográfica fabricada em material transparente com tinta na cor azul ou preta. Outros pontos sobre materiais permitidos e proibidos podem ser consultados no item 6 do edital.

Concorrência
Essa edição terá o maior número de inscritos na história dos vestibulares de inverno já realizados pela Udesc. Entre 2010 e 2013, a procura por vagas de graduação nos concursos feitos no meio do ano cresceu 48%.

O curso mais procurado agora é o de Engenharia de Petróleo, em Balneário Camboriú, com 21,3 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está Medicina Veterinária (18,3), de Lages, e, em terceiro, o curso de Fisioterapia (16,2), em Florianópolis. A lista segue com dois cursos de Engenharia de Joinville, a Civil (15,8) e a Mecânica (14,7).

Boletins ao vivo na Rádio Udesc
As equipes da Rádio Udesc em Florianópolis (100,1 FM), Joinville (91,9 FM) e Lages (106,9 FM) farão ampla cobertura jornalística do Vestibular de Inverno 2013, com transmissão que também poderá ser ouvida na internet.

Haverá boletins ao vivo durante todo o dia, com as últimas notícias, informações do trânsito e entrevistas com candidatos e pais.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support