Oficinas discutem consolidação do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional em SC
A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SC) em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea/SC) realizam oficinas regionais de mobilização para implantar e consolidar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado.
Serão realizadas sete oficinas e a primeira está prevista para 15 de julho. O evento ocorrerá das 9h às 18h no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) campus Kobrasol, no shopping Mundo Car, em São José, na Grande Florianópolis.
Os objetivos são o de informar aos municípios sobre a finalidade do Sisan, estimular a adesão ao sistema, apresentar o plano estadual de segurança alimentar e nutricional e incentivar a elaboração de planos municipais de segurança alimentar.
As oficinas são voltadas a prefeitos, secretários regionais, municipais, conselheiros municipais de segurança alimentar e nutricional, gerentes de Assistência Social das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) e envolvidos com a segurança alimentar e nutricional no município.
Os interessados podem se inscrever para a etapa da Grande Florianópolis até 10 de julho no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) no endereço www.sst.sc.gov.br. É preciso clicar em conselho, Consea e inscrições oficinas Sisan.
O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira, que preside a Caisan, destaca que iniciativas como esta contribuem para aprimorar o conhecimento e estimular a adesão dos municípios ao sistema. “Desta forma, vamos contribuir para reduzir a desnutrição no Estado e promover a alimentação saudável e de qualidade à população”, afirma.
O secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome da SST e secretário executivo da Caisan, Rodrigo Mello, ressalta que as oficinas serão fundamentais para manter o diálogo com os municípios sobre o Sisan.
“O principal objetivo é que os municípios se estruturem para a adesão ao sistema e a elaboração dos planos municipais de segurança alimentar, o que tornará mais eficiente as estratégias públicas para respeitar, promover e promover o direito humano à alimentação adequada”, completa.
Programação
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura: Apresentação dos objetivos, representantes e palestrantes
9h30 às 10h30 – SISAN e seus componentes
10h30 às 11h – Adesão municipal ao SISAN
11h às 12h – Dialogando com os participantes sobre o exposto
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h – Proposta metodológica usada no Plano de SAN de Santa Catarina
14h às 16h – Apresentação dialogada do Plano de SAN de Santa Catarina
16h às 16h30 – Consulta pública do Plano de SAN de Santa Catarina
16h30 às 17h – Avaliação e encerramento da oficina
17h às 18h – Encerramento com coffee break
{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}