Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Oficina em Chapecó discute...

Oficina em Chapecó discute enfrentamento às drogas e propostas para plano estadual

As propostas da região de Chapecó para integrar o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas serão conhecidas na tarde desta sexta-feira, 20, durante o encerramento da Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Chapecó. O evento que abriu nesta quinta-feira, 19, está sendo realizado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Na manhã desta sexta-feira, os técnicos serão divididos em diferentes grupos de discussão nos eixos saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social; e controle social e comunidades terapêuticas. O resultado das discussões apresentadas em grupo será encaminhado ao colegiado gestor da mesorregião de Chapecó para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

Além da oficina em Chapecó, já foram realizadas em Florianópolis, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste. As demais ocorrem Criciúma, Joaçaba e Lages até o final do ano.

Durante a abertura na tarde desta quinta-feira, 19, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) destacou que com o trabalho de elaboração do Plano está-se construindo o maior projeto de intersetorialidade de Santa Catarina. “Temos que atuar de maneira firme na prevenção e no cuidado. É importante que ensinemos nossos jovens que formarão família sobre a responsabilidade de ter filhos. Também é preciso que os profissionais do município que lidam, principalmente, com jovens sentem-se juntos para avaliar quais aqueles que têm problemas e o que podem fazer para ajudá-los”, ressaltou. O secretário disse ainda que somente com trabalho integrado é que pode haver o enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas.

A secretária municipal de assistência social do município de Chapecó, Belenites Froza afirmou que a parceria com o governo do Estado é fundamental para que se consiga atuar de maneira prática e eficiente.

O gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó, Adriano Cechin, disse que o trabalho de diferentes áreas de atuação permite melhor entendimento sobre os problemas e soluções para o enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas.  

Participaram ainda da cerimônia de abertura o gerente administrativo da Unoesc, Sérgio Prates; o tenente-coronel da Polícia Militar, Valdez Venâncio; o coronel da Polícia Militar, Walmor Backs, além de técnicos da secretaria de Estado da Educação; Saúde e comunidades terapêuticas.

A abertura do evento foi encerrada com a palestra de Cloves Benevides, coordenador do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas sobre Drogas.

As oficinas técnicas têm a participação das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; conselhos tutelares, conselhos de segurança, conselhos municipais antidrogas (Comads); fundações; comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de entidades socioeducativas e prisionais; além da Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Foto: Cláudia Marcelo de Lima/SST

Como iniciou

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support