Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Oficina de Robótica cria...

Oficina de Robótica cria novas oportunidades para alunos da EEB Bom Pastor de Chapecó

O universo fascinante da robótica e da programação faz parte do cotidiano dos alunos da EEB Bom Pastor, de Chapecó. Desde 2014 os estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de participar das oficinas do Projeto de Robótica. Neste ano, a equipe de alunos foi selecionada no ITR International Tournament of Robots.

A competição internacional ocorre de 6 a 9 de junho no Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, São Paulo. A EEB Bom Pastor foi selecionada em dois desafios: o Cabo de Guerra e o Registro Multimidiático. “Em Santa Catarina foram selecionados apenas os projetos da EEB Bom Pastor e do Senai. Somos uma escola preocupada com o ensino dos nossos estudantes de uma forma diferenciada, pois acreditamos que a aprendizagem acontece de várias maneiras”, avalia a diretora da escola, Janes Giachin.

O projeto

Neste ano, 11 alunos participam da Oficina de Robótica, usam a criatividade combinada às lições de matemática e física para criar robôs. A oficina é voltada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, os alunos do 2º e 3º ano podem compartilhar o conhecimento como monitores.

A iniciativa partiu do professor de matemática Carlos Rutz, que junto com os alunos dedica no mínimo uma noite da semana à oficina de robótica. O professor explica que nos dois primeiros meses as aulas são teóricas para incluir os alunos neste novo universo. “Nas oficinas são apresentadas aos estudantes as ideias de como um robô é comandado ou estimulado. A partir daí é explicado o funcionamento de várias ferramentas de programação, regras de lógica e de linguagens”, afirma o professor de matemática.

Os alunos podem ter contato básico com hardware, e  montar com a utilização do kit lego NXT o mascote da equipe. São estimulados a aplicar a criatividade e criar seus próprios robôs, com seus motores e sensores, comandados remotamente ou estimulados pelo ambiente, completando a interação entre software e hardware. “Depois da etapa de preparação, os estudantes estão prontos para montar seus próprios projetos para participações em feiras, mostras de ciências e competições de robótica e programação”, explica o professor. Nesta etapa estão focados em construir um robô Cabo de Guerra, que irá medir forças com outros robôs em competição.

A estudante da 2ª série, Alanis Moro de Oliveira, pretende ser Designer em Games, ela encontrou na oficina uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Gosto muito de informática e de programação na área de jogos. Estou aprendendo sobre programação para poder aplicar na minha área”, afirma.

O acadêmico Guilherme Kolakowski cursa Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi aluno da oficina  de Robótica e hoje contribui como monitor. “ Quando entrei em contato com este mundo tive a certeza do que queria fazer. Foi muito importante ter este primeiro contato com a programação na escola, isso faz a diferença. Agora posso ajudar outros alunos e aprender com eles”, destaca.

Reconhecimento

O estímulo a criatividade já rendeu reconhecimento em vário projetos, entre eles a “Mini Cidade”, e a  construção do mascote da equipe  chamado  de  Cachorro “Alphix”, que  rendeu para EEB Bom Pastor  a premiação  de uma viagem para o Museu da PUC, em Porto Alegre no ano de 2015.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support