Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Oficina de manejo é...

Oficina de manejo é promovida pela Epagri de Timbé do Sul com apicultores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Epagri de Timbé do Sul, juntamente com a Cooperativa Uneagro promoveu uma oficina com 15 apicultores de Timbé do Sul, na comunidade de Figueira, para tratar sobre o manejo de colmeias no inverno. A ação aconteceu na chamada pública diversificação do tabaco.

Os engenheiros agrônomos João Armando Neves dos Santos e Glaura Perufo falaram sobre a suplementação alimentar das abelhas, que deve ser energética e proteica durante o inverno, quando a florada na região diminui drasticamente. “O objetivo da suplementação é manter as colmeias fortes durante a entressafra. Assim, no início da principal florada da região, que ocorre de setembro a outubro, as colmeias estão sadias e populosas. Uma opção para isso é o xarope energético o qual foi demostrado na pratica como fazê-lo”, explicam.

“Na falta do pólen, que é a principal fonte proteica das abelhas, ocorre desnutrição, diminuição do número de abelhas da colmeia e baixa imunidade dos insetos”, diz Glaura. Essa suplementação é feita com uma receita que leva proteína de soja, levedura de cevada e mel. Com os ingredientes, o apicultor fabrica uma espécie de “bife” que é colocado abaixo da tampa e acima dos quadros do ninho.

No final da Oficina, foram planejadas as próximas ações para o grupo de apicultores que vão ao encontro do calendário apícola, já que a apicultura tem se mostrado uma ótima opção na diversificação ao tabaco. O engenheiro agrônomo Filipe Kinalski, em nome da Epagri, e a representante da Uneagro, Lucianéia Vanzetto, agradeceram aos participantes e ao produtor Lédio Pelizzari, pela disponibilidade do local para realização do evento.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}