Região Oeste terá tratamento oncológico infantil
A noticia era aguardada há muitos anos pela Região Oeste e foi anunciada em Chapecó, na manhã desta sexta-feira, 16, pelo secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing, durante ato realizado no Centro de Eventos ‘’Plínio Arlindo de Nes’’. O secretário também anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 3 milhões para o início das atividades da oncologia infantil. No mesmo ato aconteceu a entrega de 21 dermatoscópios e assinatura de convênio com o Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron), em uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Chapecó e Polícia Civil.
O serviço de atendimento a oncologia infantil entrará em funcionamento no dia 20 de dezembro, nas dependências do Hospital da Criança (HC) de Chapecó que é administrado pela Fundação Lenoir Vargas Ferreira, que gerencia também o Hospital Regional Oeste (HRO).
Kleinubing disse que já foi contratada uma médica, que a partir de agora começa a acompanhar cerca de 70 crianças, residentes da região de Chapecó, que fazem o tratamento contra o câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis. “Apartir de 20 de dezembro, elas começam a fazer o tratamento em Chapecó. O atendimento médico vai acompanhar todo o período de transição, monitorando as crianças, conversando com as famílias. O serviço de Chapecó vai atender 116 municípios desde a região de Curitibanos, no meio oeste e serra catarinense, até Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste. É um momento extremamente importante para a região Oeste e especialmente para Santa Catarina”, destacou.
O vice prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, agradeceu a parceira e disse que o Oeste Catarinense tem hoje um dos melhores atendimentos a saúde de Santa Catarina, graças ao apoio do Governo do Estado. O secretário Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, destacou que a chamada “ambulanciaterapia” está diminuindo cada vez mais e assim a criança que precisa será atendida mais perto de casa e mais junto à família.
A secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Wheirich, disse que esta muito feliz com as notícias e agradeceu o apoio do Governo do Estado por ouvir e atender as solicitações da região. O diretor da Fundação Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira, está sensibilizado com a iniciativa do Governo do Estado, enalteceu o trabalho das autoridades que souberam interpretar a necessidade e urgência deste serviço para o Grande Oeste Catarinense.
Também foi realizada uma visita e uma reunião no Hospital da Criança para encaminhar os detalhes de implantação do novo serviço, que funcionará em salas junto ao hospital. Serão feitas adaptações em algumas salas, implantação de climatização, parte elétrica, hidráulica, mobiliário, atendimento e funcionários.
Dermatoscópios
Para a região Oeste foram entregues 21 dermatoscópios para os municípios da região. Foram contemplados os municípios de Águas Frias, Caxambú do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambú, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Serra Alta, Águas de Chapecó, Caibi, Cunhataí, Riqueza, Formosa do Sul, Irati, Santiago do Sul, União do Oeste, Arvoredo e Paial. Já os municípios de Sul Brasil, Cunha Porã, Palmitos, São Carlos, Pinhalzinho, Jardinópolis e Quilombo já receberam o equipamento na 1ª Etapa do Projeto.
O treinamento dos técnicos desta Região de Saúde, para operar o equipamento, será efetuado no dia 19/10 no Auditório da SDR de Chapecó.
“A disponibilização dos dermatoscópios, somada à ferramenta do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), permite a visualização das lesões de pele por especialista em Dermatologia da SES de forma assíncrona e prévia ao atendimento especializado” explica Dra Carla Tirello Pulga, coordenadora Estadual da Telemedicina.
Esta avaliação das lesões de pele, por meio da Teledermatoscopia, permite a identificação de casos de psoríase, hanseníase, câncer de pele, dentre outras doenças. Além da qualificação, agilidade no diagnóstico e no encaminhamento, também está sendo possível o gerenciamento da fila de espera da especialidade Dermatologia.
SaerFron
O convênio firmado entre o Governo do Estado, Prefeitura de Chapecó e Policia Civil, vai permitir que o helicóptero de policiamento aéreo de fronteira também possa fazer atendimento de resgate e de emergência em toda a região. Esse atendimento será possível após o término da construção de um heliponto nas obras de ampliação do Hospital Regional Oeste, permitindo melhor atendimento às vítimas de acidentes e socorro de emergência. A base do SaerFron, funciona junto ao Aeroporto Municipal de Chapecó.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}