Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Oeste discute propostas para...

Oeste discute propostas para o enfrentamento às drogas

As propostas da Mesorregião de São Miguel do Oeste para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas serão debatidas nos trabalhos de grupo previsto para esta terça-feira, 17. A abertura da 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da região ocorreu na noite desta segunda-feira, 16, no parque de exposições Rineu Gransotto.

Na manhã desta terça, os participantes são distribuídos de acordo com os seguintes eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social e trabalho intersetorial e controle social e comunidades terapêuticas.

Após a apresentação da metodologia, cada grupo vai analisar um estudo de caso e definir as propostas prioritárias, além de realizar o diagnóstico da rede de serviços da região. A síntese das observações será exposta ao final da oficina regional e o resultado será encaminhado para o Colegiado Gestor da Mesorregião de São Miguel do Oeste para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

Durante a abertura realizada na segunda-feira, o secretário adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou que a SST coordena o trabalho de enfrentamento às drogas em Santa Catarina, mas não é uma atuação isolada. “A construção do plano só é possível com a participação de todas as áreas, num trabalho intersetorial, com compromisso de gestão e responsabilidade na criação e execução do plano de política sobre drogas no Estado”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, afirmou que o trabalho integrado contribui para o enfrentamento a um problema que destroi as famílias catarinenses. “A participação dos prefeitos no comitê regional é muito importante para que possamos ter propostas que ajudem na prevenção”, destacou.

Os municípios que compõem o colegiado gestor regional de políticas públicas sobre drogas tomaram posse na noite de abertura. Integram o comitê os municípios de: São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Palma Sola, Paraíso, Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Palmitos, Itapiranga, Bom Jesus do Oeste, Águas de Chapecó, Quilombo e Belmote.

O colegiado gestor regional é responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.

Participaram ainda da noite de abertura o promotor de Justiça, Daniel Nunes; o prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar; e o deputado estadual Maurício Eskudlark.

Outras oficinas estão previstas até o final do ano. A próxima será realizada em Chapecó, nos dias 19 e 20 de setembro na Unoesc, e na sequência nos municípios de Criciúma, Joaçaba e Lages. A expectativa é de reunir 700 profissionais por encontro, com público estimado total de 4,9 mil profissionais.

Participam das oficinas técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social;  Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; conselhos tutelares, conselhos de segurança, conselhos municipais antidrogas (Comads); fundações; comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de entidades socioeducativas e prisionais; além da Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Como iniciou

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support