Observatório de Videira recebe recursos para se transformar em Polo Astronômico
Um dos equipamentos educacionais e turísticos – público e gratuito – mais prestigiados de Videira, no Meio Oeste catarinense, completou 20 anos em 2023, e verá, em breve, a ampliação dos serviços, transformando assim o Observatório Astronômico Municipal Domingos Forlin no Polo Astronômico de Videira.
Graças a recursos que contaram com a ajuda do Governo do Estado, a infraestrutura do local, que inclui mudanças no Planetário Digital e seu entorno, terá um investimento de cerca de 200 mil reais.
A entrega da ordem de serviço, que autoriza o início da obra, aconteceu na segunda-feira (18), no Gabinete da Administração Municipal.
Para se tornar Polo Astronômico, o Observatório vai receber – além da reforma da antiga cúpula, onde será implantado o futuro Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia – a aquisição de um novo Telescópio Solar, que deve ser o primeiro equipamento do gênero público do estado.
Atualmente há dois projetos em andamento junto ao Observatório, para transformá-lo em um Polo Astronômico”, comenta o analista de atividades turísticas e culturais de Videira, Gustavo Grein.
Segundo ele, o telescópio solar é uma importante ferramenta pedagógica para o ensino de astronomia, e vai permitir ampliar as atividades do observatório para o período diurno, quando os visitantes terão a oportunidade de observar o sol e as manchas solares.
Tudo isso, somado ao novo relógio solar que também será contemplado no projeto. Assim, a cidade de Videira deve se tornar referência no ensino e na pesquisa em astronomia em Santa Catarina.
Repórter: Kenia Casagrande