Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Observatório Agro Catarinense será...

Observatório Agro Catarinense será lançado na próxima sexta-feira, 9

Um ambiente inovador que permite uma visão ampla do agro e da dinâmica das transformações do espaço rural. Essa é a definição do Observatório Agro Catarinense, que será lançado na próxima sexta-feira, 9, às 10h, em Florianópolis, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Na oportunidade, será apresentado à sociedade catarinense o primeiro produto do Observatório: um site com uma série de dados, informações, indicadores, publicações técnicas e conteúdos informativos sobre o agro e o desenvolvimento rural catarinense. Para a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, o Observatório deve contribuir com a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola e pecuário de Santa Catarina. 

“Ele reúne, em um só lugar, informações de vários bancos de dados de órgãos estaduais e federais, não só disponibiliza, mas analisa, critica essas informações e difunde as informações integradas, que vão subsidiar as tomadas de decisões estratégicas tanto de agentes públicos como privados, porque ele oferece inteligência de negócio a partir de informação e a partir de indicadores”, explica a presidente da Epagri.

Nesta primeira fase de implantação do Observatório Agro Catarinense serão focalizadas sete áreas temáticas: comércio exterior, desempenho do agro, desenvolvimento rural, infraestrutura de apoio à produção, mercado agropecuário, políticas públicas e produção agropecuária. “É uma grande ferramenta, uma grande entrega para a sociedade catarinense, em especial para todas as entidades do setor, para as suas tomadas de decisão e as suas visões de futuro”, completa Edilene.

O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, lembra que Santa Catarina “tem no setor agropecuário, nas atividades desenvolvidas no meio rural, os alicerces sociais e econômicos do seu desenvolvimento e da sua competitividade”. “No entanto, nós temos uma lacuna em relação às informações estatísticas, às análises, aos estudos, a essas perspectivas de cenários sobre o agronegócio do nosso Estado. Nesse sentido, através dessa parceria entre a Epagri/Cepa e a Secretaria da Agricultura está sendo executado o Observatório, que tem o objetivo de estruturar e de implementar essa plataforma para qualificar o processo de tomada de decisão dos agentes públicos e privados que compõem essas cadeias produtivas”, afirma Miotto.

Gestão e etapas de implantação

A gestão e responsabilidade técnica do Observatório é do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), unidade de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A empresa é um dos órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) de Santa Catarina.

O arranjo interinstitucional para a implementação do Observatório envolve as empresas públicas vinculadas à SAR, bem como uma série de organizações governamentais com as quais se estabeleceram acordos de colaboração para o acesso a dados.

O site é o resultado da primeira fase de implantação do Observatório. Novas funcionalidades serão implementadas em duas etapas subsequentes de desenvolvimento. A perspectiva é que o Observatório Agro Catarinense esteja em funcionamento, em toda sua potencialidade, até o final de 2024.

Serviço

  • O que: Lançamento do Observatório Agro Catarinense
  • Quando: sexta-feira, 9, às 10h
  • Onde: em Florianópolis, no auditório da Epagri (Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi)

Por Marcionize Bavaresco, jornalista – jornalismo.observatorio@epagri.sc.gov.br

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support