Obras para construção do Centro Regional da Defesa Civil em Jaraguá do Sul começam na próxima segunda
Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul
As obras para construção do Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil do Estado, em Jaraguá do Sul, vão iniciar na próxima segunda-feira, 18. A empresa vencedora da licitação, Dartora Empreiteira de Mão de Obra, de Biguaçu, assinou o contrato na tarde desta quarta-feira, 13, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul.
O valor do investimento inicial é de R$ 147,1 mil. Conforme explicou o representante da empresa, Jair Dartora, a primeira etapa é o fechamento do terreno, com instalação de energia, água e estadia dos funcionários. “Com o terreno preparado, a Defesa Civil é responsável por montar a estrutura e depois nós finalizamos com a colocação de fossas e calçadas, enfim, a parte externa”, explicou Dartora.
Após a assinatura o secretário executivo da ADR de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, o coordenador regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves e os representantes da empresa, foram até o terreno para acertar os últimos detalhes antes do início das obras.
O Cigerd Regional é composto por nove unidades modulares de ferro galvanizado e pintado. Ele possui cerca de 150 a 160 metros quadrados. Ainda, possui tecnologia de ponta (dado e voz) para os agentes se comunicarem direto com a base em Florianópolis através de vídeoconferência.
Em caso de comprometimento da energia elétrica do município devido um desastre natural, por exemplo, o Centro mantém operação, pois conta com um gerador de energia próprio o que torna autossuficiente. Ao todo serão 20 unidades em Santa Catarina
Cigerd Florianópolis
O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise.
O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, realiza o maior investimento da história em prevenção a desastres. São obras de contenção e inteligência que permitem uma atuação mais eficaz. Hoje, a Defesa Civil de Santa Catarina já é referência nacional em prevenção, preparação e resposta a desastres.
O Estado também trabalha na estruturação dos 295 municípios para atuarem com precisão e rapidez em caso de ocorrências climáticas. São os sistemas de radares meteorológicos, barragens de contenção, plano de emergência, contingência para prevenir e melhorar o tempo resposta ao cidadão.
{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}