Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Obras para reforma e...

Obras para reforma e ampliação do Museu da Comunicação Catarinense começam na segunda-feira

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, entregaram nesta quarta-feira, 6, em Florianópolis, a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação do prédio que abrigará o Museu da Comunicação Catarinense e a sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). No local, serão investidos R$ 2,4 milhões pelo Governo do Estado, por meio do Pacto Por Santa Catarina. As obras começam na próxima segunda-feira.

“O museu é um grande ganho para Santa Catarina. Vai valorizar e resgatar a história e os personagens. Será um centro de visitação, de turismo, um ponto de orgulho e de encontro de todos os catarinenses”, disse o governador.

O prédio fica no bairro Agronômica, próximo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. De propriedade do Estado de Santa Catarina, o prédio foi construído em 1950 e tem sua fachada tombada como patrimônio histórico pela referência arquitetônica da época. O local foi o Abrigo dos Menores por 42 anos e recebeu 1,8 mil crianças e adolescentes.

Foto: James Tavares/Secom

A área já construída de 581m² receberá novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefônicas, além de climatização e rede lógica – para transmissão de dados. O projeto prevê ainda a construção de 506 m², totalizando, após a conclusão das obras, 1.087m². A previsão para a conclusão das obras é de até 15 meses.

O projeto prevê ainda, além da reforma do prédio, a construção de auditório, cafeteria e um espaço para exposições temporárias de artes, lançamentos de livros, cursos, palestras e seminários. A área destinada ao museu será dividida em quatro espaços, para expor a história do rádio, do jornal impresso, das mídias eletrônicas e da televisão. O museu contará com uma biblioteca e hemeroteca para arquivos de áudio e imagens.

O novo espaço, contará com a reprodução das capas dos jornais de Santa Catarina e memorial dos grandes locutores das rádios do Estado e das emissoras de TV (rede e locais), além da evolução das redações e gráficas e simulação de uma banca de jornais e revistas.

“O museu é um marco na comunicação de Santa Catarina. Vamos preservar o passado, conservar o presente e projetar o futuro. O local será moderno e com muitas tecnologias. Vamos interagir com museus de outros países e outras regiões. Vai ser um ambiente com muitas atividades para todos os catarinenses e público em geral”, explicou o presidente da ACI, Ademir Arnon.

O secretário Valdir Walendowsky, informou que Santa Catarina tem uma grande rede de museus em diversos segmentos. “Sentíamos a falta do museu da comunicação, pela importância que a imprensa tem na construção da história do nosso Estado. Não se tinha em um único lugar o registro de toda atuação de grandes pessoas da imprensa. É uma grande conquista para nosso Estado”, disse ele. 

museu da comunicacao catarinense 20131106 1089456581
Foto: James Tavares/Secom

>>> Mais imagens na Galeria de Fotos

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support