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Obras de restauração da Ponte Hercílio Luz entram em nova etapa

O governador Raimundo Colombo visitou na manhã desta segunda-feira, 28/10, o canteiro de obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis. Os trabalhos estão entrando em uma nova etapa, com a construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte enquanto as peças forem substituídas e restauradas. A visita foi acompanhada também pelos secretários de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do Planejamento, Murilo Flores; pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior; e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli; entre outras autoridades.

“Essa é uma obra prioritária, é um trabalho de grande complexidade técnica e um desafio de engenharia, mas temos pressa para que isso aconteça e está tudo caminhando dentro do previsto. Até agora o trabalho mais importante foi submerso. Agora a obra começa a ficar mais aparente”, afirmou o governador Colombo durante a vistoria. O cronograma técnico do Governo do Estado prevê que a restauração seja concluída até dezembro de 2014.

Foto: James Tavares/Secom

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“Entre as cerca de 200 obras em andamento no Estado, essa é a principal. Além de uma grande obra de infraestrutura, a Ponte Hercílio Luz é um marco da cultura e da arte de Santa Catarina, é um patrimônio de todos os brasileiros. Por isso a determinação do Governo de, com toda a segurança, garantir o cumprimento do cronograma”, acrescentou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Parte da estrutura provisória que vai sustentar o vão central da ponte está sendo montada em terra e será transportada para a área superior das quatro bases de concreto construídas dentro da água. As bases, que têm 30 metros de profundidade, estão prontas, mas passam agora pelo processo de contraventamento, que consiste no reforço interno dessas estruturas subaquáticas para receber o peso completo da estrutura provisória. Nas próximas semanas, quem passar pela ponte poderá começar a perceber a estrutura provisória ganhando forma em cima das bases de concreto.

Segundo o engenheiro Wenceslau Diotallevy, que faz parte do corpo técnico do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e é responsável pela fiscalização das obras, o trabalho de contraventamento nas quatro bases deve ser finalizado até dezembro deste ano e a estrutura provisória deve estar pronta debaixo da ponte no primeiro trimestre de 2014. As etapas seguintes consistem na transferência de carga, com a suspensão da ponte por 54 macacos hidráulicos a serem instalados no local, e, por fim, a restauração e pintura da estrutura do vão central.

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina. Colombo lembra que o Estado também pode captar recursos junto à iniciativa privada por meio da Lei Rouanet, que autoriza a transferência do valor que seria destinado para imposto de renda para obras de interesse cultural, como a restauração da Ponte Hercílio Luz. “Essa é uma alternativa a mais. Mas o Governo do Estado tem o compromisso de fazer a obra e os recursos previstos estão assegurados”, destacou. O governador participa de reuniões periódicas com técnicos do próprio Governo do Estado, da prefeitura de Florianópolis, da empresa que está executando e da equipe que está fiscalizando a obra.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, lembrou que além de um cartão-postal da cidade, a obra é um grande ganho em questão de mobilidade urbana com a retomada de uma nova opção de ligação entre a Ilha e o Continente. “A proposta é usar a ponte prioritariamente para o transporte coletivo nos horários de pico e a prefeitura já está preparando as cabeceiras para que, quando a restauração for concluída, nós possamos retomar a via”, afirmou o prefeito.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. Veja aqui o histórico da ponte. 

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Alexandre Lenzi
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