Obras de recuperação na SC-108 entre Brusque e Gaspar começaram nesta quinta, 21
As obras de recuperação e revitalização da SC-108, entre Brusque e Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, começaram nesta quinta-feira, 21, pela manhã. Depois de vistorias minuciosas na via por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), as máquinas começaram a funcionar. O secretário Jerry Comper e o Superintendente de Infraestrutura da SIE, Vissilar Pretto, acompanharam in loco o início desta obra tão aguarda pela população do Vale do Itajaí.
Os trabalhos se iniciaram no município de Gaspar, Bairro Santa Terezinha. A obra faz parte do Programa de Recuperação Rodoviária de Emergência – parte integrante do Programa Estrada Boa, lançado recentemente pelo governo do Estado.
“Estamos anunciando e começando a fazer aquilo que poderemos entregar para melhorar as condições de vida dos catarinenses e alavancar o desenvolvimento estadual. A SC-108 é uma artéria vital para o desenvolvimento regional e estadual”, frisa o governador Jorginho Mello, que também destaca a importância da obra, especialmente para o escoamento da produção na região.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que, atualmente, a SC-108 apresenta trincas de forma generalizada, remendos e desgastes no pavimento. “O trecho será totalmente revitalizado. Agora é fiscalizar e cobrar a execução correta desta obra essencial para a região. É um sonho que começa a se tornar realidade,” comemora Comper.
Detalhes das obras na SC-108
Com base na análise das condições atuais da rodovia, serão necessárias as seguintes obras:
Roçada e limpeza dos dispositivos de drenagem;
Recomposição dessas drenagens e a implementação de melhorias com canaletas em pontos planos, visando o adequado escoamento da água;
Iniciar os trabalhos de recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição de concreto asfáltico com mesma espessura retirada;
Nos trechos mais críticos com irregularidade e degradação acentuada do pavimento, além da recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição em todo o trecho crítico, também deve ser aplicada uma camada de reforço de capa asfáltica.
Nos seguimentos que forem executados fresagem descontínua deverá ser aplicada, sobre estes, uma camada de micro revestimento asfáltico com a finalidade de melhorar a impermeabilização do pavimento. Executar nova sinalização horizontal e complementar a vertical em toda a extensão, melhorando a segurança para os usuários.