Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Obras da Noruega são...

Obras da Noruega são expostas pela primeira vez em Santa Catarina

A exposição “Re-Conhecimento, A Gravura Norueguesa Contemporânea” traz para Santa Catarina um conjunto de 100 obras de 21 artistas modernos e contemporâneos da Noruega. As peças estarão expostas ao público entre 17 de julho a 30 de agosto, no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. A abertura, para convidados, foi realizada nesta quinta-feira, 16. A mostra tem apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI).

Foto: Rafael Paulo/SAI

Segundo o secretário da SAI, Carlos Adauto Virmond, a interação cultural representa o início de uma aproximação com a Noruega. “Nós entendemos que o intercâmbio cultural é o caminho para parcerias, pois a cultura movimenta importantes setores da economia, possibilitando futuros acordos comerciais e até industriais.” As áreas de interesse da Noruega em Santa Catarina são energia, pesca e atividade portuária.

Um dos destaques da mostra é a xilografia do quadro “O Beijo”, de Edvard Munch, produzida no começo do século XX. Munch é autor da pintura “O Grito”, uma das peças mais reproduzidas no mundo. Os itens da exposição compõem acervos de museus de arte da Europa e de coleções particulares, e passam pela primeira vez no Brasil. Antes de Joinville, a mostra itinerante esteve em Brasília, Rio de Janeiro, Bogotá, Cidade do México. Daqui, retornará ao pais de origem. O vice-prefeito da cidade, Rodrigo Coelho, comemora a parada na cidade catarinense. “Joinville se sente muito feliz em receber uma exposição desta magnitude – inédita e eclética –, como vimos hoje”, disse.

Segundo o coordenador cultural da Câmara de Comércio Noruega-Brasil, Jens Olesen, representante da embaixada norueguesa, a realização da mostra é uma homenagem ao senador Luiz Henrique da Silveira pela “dedicação e elevado compromisso social”. Em lembrança a memória do senador, Olesen entregou uma placa e a medalha de prata da Câmara de Comércio à viúva, Ivete da Silveira.

A exposição é promovida pela Embaixada da Noruega no Brasil, em parceria com o Instituto Internacional Juarez Machado, com apoio do Governo do Estado, prefeitura e a Fundação Cultural de Joinville, e a iniciativa privada. 

A SAI contribuiu para que adversidades relacionadas a seguro, transporte, vistos, liberações dos museus e colecionadores fossem feitas sem a aplicação de recursos públicos, como explicou diretor de cooperação internacional, Edson Machado. “As dificuldades de exposições deste porte só foram sanadas graças a experiência de articulação nas áreas de arte e cultura internacionais da SAI.”

Noruegueses em Santa Catarina

Em março de 1851, um grupo de 74 noruegueses que aguardavam no Rio de Janeiro para seguir viagem rumo à Califórnia, nos Estados Unidos, foram enviados à Colônia Dona Francisca, onde hoje está situada Joinville. Eles chegaram pouco depois da primeira leva de alemães que deram início à colonização da região.

Dos 74 noruegueses, 61 permaneceram na Colônia Dona Francisca. Eram pedreiros, carpinteiros, marinheiros, telheiros e comerciantes que ajudaram na consolidação do povoamento em seus primeiros meses.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504