Obras da Casan levam ao resgate de patrimônio arqueológico de Laguna
Uma âncora de navio com mais de dois metros, possivelmente do século XIX, é uma das peças encontradas durante as escavações para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Laguna. Desde o processo de licenciamento ambiental, o projeto leva em conta que as obras seriam executadas em um sítio histórico.
Laguna é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina e foi um dos mais importantes portos do litoral catarinense. Por esse motivo, a implantação das redes é monitorada por equipes de arqueólogos. O trabalho faz parte do programa de acompanhamento, salvamento arqueológico e de educação patrimonial de áreas do Sistema de Esgoto Sanitário de Laguna.
A execução é uma parceria entre Casan, empresa Sapienza Arqueologia e Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep), ligado à Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).“São achados com significado muito importante para Laguna e para Santa Catarina, pois contam como as pessoas viviam em uma outra época”, explica a arqueóloga Deisi Scunderlick, coordenadora do Grupep.
SES Laguna
O Sistema de Esgotamento Sanitário de Laguna receberá investimento de R$ 45,3, milhões, recursos da Caixa, BNDES e Casan. Estão sendo implantados 69 quilômetros de redes coletoras, mais de seis mil ligações, nove estações elevatórias de esgoto e dois módulos de Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, com vazão total de 90 litros por segundo.
Serão atendidos os bairros Magalhães, Portinho, Campo de Fora, Progresso, Alagamar e Centro Histórico, beneficiando mais de 40 mil moradores.
Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036
www.casan.com.br