Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Obras da CASAN em...

Obras da CASAN em São Miguel do Oeste contam com apoio do Exército

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em São Miguel do Oeste passa a contar, a partir deste mês, com a ajuda do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RCMEC) do Exército para executar melhorias operacionais no município. A parceria teve início no dia 17 com as obras da Rua Itaberaba, no Centro, onde a rede de água é transferida do meio da via para as laterais entre as ruas Hélio dos Anjos Ortiz e Padre Aurélio Canzi.

No total, nove militares auxiliam na abertura de valas, limpeza e organização das ruas e no assentamento da rede. A colaboração foi viabilizada pelo projeto soldado-cidadão, do Ministério da Defesa, criado para oferecer aos temporários cursos profissionalizantes e capacitação técnico-profissional para que tenham melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do serviço militar.

“O Exército já nos auxiliava em épocas de estiagem com o abastecimento via caminhão pipa e agora surgiu a oportunidade de ampliar essa parceria oportunizando aprendizado para os militares e para nós, CASAN, agilizarmos ainda mais o serviço e evitarmos transtornos para moradores e transeuntes”, explica Danusa Araldi, Chefe da Agência da CASAN em São Miguel do Oeste.

O Superintendente Regional de Negócios do Oeste, Pery Fornari Filho, explica que os militares recebem orientações da equipe operacional da Companhia antes de irem para as ruas. “Essa é uma parceria ganha-ganha, pois os militares aprendem um ofício e na CASAN temos a possibilidade de termos mais profissionais trabalhando, sob nossa supervisão, para os momentos em que a demanda aumenta sem deixar de atender as demandas rotineiras do município”, disse.

Os trabalhos na Rua Itaberaba devem ser concluídos na primeira semana de agosto. As melhorias têm como objetivo evitar manutenções e vazamentos futuros. O investimento da CASAN na nova tubulação e demais equipamentos foi de aproximadamente R$111 mil.