Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Obra da Casan para...

Obra da Casan para enfrentar a seca no Oeste equivale a distância entre Florianópolis e Tijucas

Para se ter uma ideia do porte de uma grande obra, vale fazer comparativos. No caso do Projeto Rio Chapecozinho, da Casan, o transporte de água bruta por rede de abastecimento percorre uma distância de 58 quilômetros. A extensão equivale ao trecho entre Florianópolis e Tijucas, que é de 55 quilômetros.

A maior obra de sistema de abastecimento em execução atualmente em Santa Catarina pretende minimizar as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta.

Nessas localidades, os mananciais próximos são vulneráveis à constante falta de chuvas.
Até o momento, cerca de um terço da obra foi concluída. Com investimento de cerca de R$390 milhões, o Projeto Chapecozinho terá quatro reservatórios, com vazão de 1.250 litros por segundo e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental e Superintendente Regional de Negócios do Oeste da Casan. Pery Fornari Filho, o projeto pode ser a solução do problema hídrico da região.

Quando a estiagem fica mais evidente, são comuns medidas paliativas, visando proporcionar o fornecimento de água à população local. No entanto, o projeto é necessário para que não haja mais situações de falta de abastecimento, o que compromete a segurança hídrica local.

Com cerca de um terço da obra executada, os serviços ocorrem em diversas frentes. A obra é feita por etapas e está 30% concluída, mas com 40% financeiramente executada.
A tendência é de que não haja mais problemas, independente da questão climática com abastecimento para toda população em tempo integral.

Repórter: Felipe Reis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support