Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Novo decreto traz mudanças...

Novo decreto traz mudanças no Programa Universidade Gratuita

O Programa Universidade Gratuita passou por adequações para o primeiro semestre de 2024.

Além da exclusividade dos recursos da assistência financeira para estudantes matriculados em cursos presenciais, o índice de carência (IC) passará a ser calculado de forma diferente. As mudanças foram publicadas em decreto nesta segunda-feira, 29.

Foram inseridos novos critérios para o cálculo do IC, entre eles a despesa familiar mensal, para estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar.

A classificação dos estudantes também vai mudar, agora ela será feita exclusivamente com base no Índice de Carência (IC).

Após a validação do cadastro pela Comissão de Seleção, os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com seu IC.

Segundo o secretário da Educação, Aristides Cimadon, a pedido do governador Jorginho, houve uma adequação do programa Universidade Gratuita e também o Fundes, com modificação de alguns pontos do decreto:

SONORA

Para garantir sua continuidade no Programa, o estudante já contemplado precisará renovar semestralmente o benefício, de acordo com o edital de cadastramento/ recadastramento e conforme o cronograma publicado pela SED em seu site.

O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) também passou por mudanças, as regras anteriores valem para os dois programas.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support