Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Novo decreto traz mudanças...

Novo decreto traz mudanças no Programa Universidade Gratuita

O Programa Universidade Gratuita passou por adequações para o primeiro semestre de 2024.

Além da exclusividade dos recursos da assistência financeira para estudantes matriculados em cursos presenciais, o índice de carência (IC) passará a ser calculado de forma diferente. As mudanças foram publicadas em decreto nesta segunda-feira, 29.

Foram inseridos novos critérios para o cálculo do IC, entre eles a despesa familiar mensal, para estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar.

A classificação dos estudantes também vai mudar, agora ela será feita exclusivamente com base no Índice de Carência (IC).

Após a validação do cadastro pela Comissão de Seleção, os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com seu IC.

Segundo o secretário da Educação, Aristides Cimadon, a pedido do governador Jorginho, houve uma adequação do programa Universidade Gratuita e também o Fundes, com modificação de alguns pontos do decreto:

SONORA

Para garantir sua continuidade no Programa, o estudante já contemplado precisará renovar semestralmente o benefício, de acordo com o edital de cadastramento/ recadastramento e conforme o cronograma publicado pela SED em seu site.

O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) também passou por mudanças, as regras anteriores valem para os dois programas.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/