Núcleo Rondon da Udesc inicia operação em Ipumirim e região
O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou nesta quarta-feira, 6, a abertura da Operação Portal d’Oeste em Ipumirim. Durante dez dias, mais de 250 participantes realizarão atividades nas oito áreas da extensão universitária em 11 municípios vinculados às agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Concórdia, Seara e Xanxerê.
Até 16 de julho, Alto Bela Vista, Arabutã, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Itá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Presidente Castelo Branco, Seara e Xaxim também receberão as equipes do NER. Cerca de 250 participantes realizarão atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
De acordo com o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos, o objetivo do núcleo é possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social, associando o campo de formação dos estudantes com as necessidades das comunidades.
A secretária executiva de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, destacou a importância do movimento para a formação dos universitários e para as comunidades atendidas. “É um momento em que a universidade volta sua atenção para os municípios visando o desenvolvimento regional, de maneira totalmente voluntária”, ressalta.
O reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, destacou que foi procurado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que tem interesse de fortalecer a operação.
Mais de 200 mil pessoas atendidas
Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon já promoveu 11 operações, com cerca de sete mil atividades, 2,1 mil extensionistas e 225 mil pessoas atendidas em 102 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
Além de integrantes da Udesc, as equipes contarão com estudantes de 12 universidades e instituições parceiras de Santa Catarina (IFSC, UFFS e UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (IFPR), de São Paulo (Famema), do Rio de Janeiro (UFRJ e Unirio), do Distrito Federal (ESCS, Instituto Fazer e UnB) e de Roraima (UFRR).
Mais informações podem ser obtidas no Guia do Rondonista, pelo telefone (48) 3664-8029 das 13h às 19h, pelo e-mail projrondon09@gmail.com e na fanpage do projeto.
{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}