Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Núcleo Extensionista Rondon da...

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc mostra ações na Alesc

Nesta terça-feira, 27, o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez uma apresentação dos seus trabalhos durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A convite da deputada estadual Angela Albino, o reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi, mostrou dados das seis operações já realizadas pelo NER desde a criação do grupo, em 2010.

Ações sociais como oficinas e atividades lúdicas foram feitas em diferentes regiões catarinenses, com mil extensionistas e quase 90 mil pessoas atendidas em 50 cidades de Santa Catarina, além de seis do Paraná e uma da Argentina. 

“Muitos me questionaram quem ganha com isso. E eu respondi que todos ganham. Os alunos e servidores da Udesc que participam voltam diferentes, pois vivenciam uma realidade que não existe nos grandes centros urbanos”, afirmou Tomasi.

Além de destacar a importância das ações do núcleo, o vice-reitor em exercício disse que, por meio delas, “a universidade reafirma o seu compromisso social com o Estado”.

A apresentação foi prestigiada pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, pelo coordenador de Extensão e do NER, Alfredo Balduino Santos, e por um grupo de cerca de 20 extensionistas, formados por servidores, alunos e colaboradores da universidade.

Apoio dos parlamentares
Os deputados estaduais que acompanharam a participação da Udesc fizeram questão de elogiar e apoiar as atividades do NER e da universidade.

“A Udesc é um orgulho dos catarinenses e muitos sentem um brilho nos olhos quando se fala na instituição”, enfatizou a deputada Angela Albino. “A autonomia da Udesc é importante, pois ela defende a história e o futuro do povo catarinense. O Rondon é uma ponte entre o saber produzido na universidade e o povo que precisa dele.”

O deputado José Milton Scheffer, que ressaltou ser formado em Agronomia pela Udesc Lages e ter participado do Projeto Rondon nos anos 70, declarou que as ações do NER são mais “um grande exemplo” da universidade e a integração nas operações ajuda os alunos a amadurecerem. “A Udesc já fez há muitos anos a interiorização que várias universidades estão fazendo agora.”

Para o deputado Amauri Soares, a Udesc dá respostas efetivas às demandas sociais. “A universidade forma profissionais altamente capacitados e cidadãos mais comprometidos com a sociedade”, comentou.

Os deputados Maurício Eskudlark, Silvio Dreveck e Pedro Baldissera, na condição de presidente em exercício da Alesc, também agradeceram a presença da Udesc e parabenizaram a universidade pelos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Extensionista Rondon.

Próxima operação
De acordo com o coordenador de Extensão e do NER, Alfredo Balduino Santos, a próxima operação será feita entre 16 e 26 de julho, no Extremo-Oeste.

“Entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, farei reuniões com os dirigentes das secretarias regionais de Maravilha e Palmitos sobre a organização das atividades e a participação das prefeituras”, disse Santos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support