Núcleo Extensionista Rondon da Udesc inicia operação em quase 25 municípios
Até 12 de agosto, mais de 20 municípios do Meio-Oeste Catarinense receberão atividades da Operação Horizonte, realizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a participação de cerca de 400 rondonistas de diversas instituições.
As atividades ocorrem em 24 dos 35 municípios vinculados às três associações convidadas: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai).
A solenidade de abertura, na tarde da última quarta-feira, 2, reuniu no município de Água Doce diversas autoridades da Udesc, de instituições parceiras (veja lista abaixo) e gestores municipais, além de participantes da operação. Antes da cerimônia, foi realizada a aula inaugural, que abordou a história de Água Doce, e a tradicional caminhada pelas ruas do município.
Autoridades
Pela Udesc, prestigiaram o evento o reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos (também coordenador do NER Udesc), a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto Rossi, e o pró-reitor de Planejamento, Alex Fabrin, dentre outros gestores da Reitoria, além de diretores-gerais e servidores dos centros.
Dentre os gestores municipais, estiveram: a presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Milena Andersen Lopes, que é prefeita de Vargem; a presidente da Ammoc, Nelci Fátima Trento Bortolini, prefeita de Água Doce; o presidente da Amplasc, Volcir Canuto, prefeito de Brunópolis; e o presidente da Amai, Gilberto Lazzari, prefeito de Faxinal dos Guedes.
O evento teve apresentações culturais do Coral Vozes de Água Doce, dos professores João Carlos Titon e Luiz Carlos Barros (da Udesc Ceart, que executaram o hino nacional) e dos grupos de dança da Associação Vêneta La Montanara e de cultura gaúcha do Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
Rondonistas
Maior da história do NER Udesc, a Operação Horizonte mobiliza mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena de representantes de organizações parceiras, incluindo de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e cinco países (Argentina, Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola).
Ao longo de 10 dias, as equipes promoverão, nos munícipios, ações relacionadas às oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde e trabalho.
Palestras e oficinas
Fotos e vídeos das atividades podem ser conferidas no stories do Instagram do NER Udesc.
Em Capinzal, por exemplo, a programação inclui mais de dez atividades somente nos dois primeiros dias, dentre palestras e oficinas para estudantes, profissionais de saúde e de assistência social, dentre outros públicos, abordando temas diversos, como prevenção às drogas, sexualidade, culinária (aproveitamento integral dos alimentos), direitos dos idosos e humanização no atendimento (a programação é divulgada pela gestão municipal no Instagram).
O encerramento da operação, em 12 de agosto, será realizado no município de Vargem.
Delegações
Além da Udesc, a lista de rondonistas para a Operação Horizonte tem acadêmicos e/ou servidores de mais de 20 instituições parceiras do Brasil e do exterior (veja a lista).
As delegações com maior número de participantes além da Udesc são a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20.
Dentre os estrangeiros, a maior delegação é formada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador.
Mais informações
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009