Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Núcleo Extensionista Rondon da...

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc inicia operação em quase 25 municípios

Autoridades posam com coletes laranjas do Núcleo Extensionista Rondon

Até 12 de agosto, mais de 20 municípios do Meio-Oeste Catarinense receberão atividades da Operação Horizonte, realizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a participação de cerca de 400 rondonistas de diversas instituições.

As atividades ocorrem em 24 dos 35 municípios vinculados às três associações convidadas: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai). 

A solenidade de abertura, na tarde da última quarta-feira, 2, reuniu no município de Água Doce diversas autoridades da Udesc, de instituições parceiras (veja lista abaixo) e gestores municipais, além de participantes da operação. Antes da cerimônia, foi realizada a aula inaugural, que abordou a história de Água Doce, e a tradicional caminhada pelas ruas do município.

Autoridades

Pela Udesc, prestigiaram o evento o reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos (também coordenador do NER Udesc), a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto Rossi, e o pró-reitor de Planejamento, Alex Fabrin, dentre outros gestores da Reitoria, além de diretores-gerais e servidores dos centros.

Dentre os gestores municipais, estiveram: a presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Milena Andersen Lopes, que é prefeita de Vargem; a presidente da Ammoc, Nelci Fátima Trento Bortolini, prefeita de Água Doce; o presidente da Amplasc, Volcir Canuto, prefeito de Brunópolis; e o presidente da Amai, Gilberto Lazzari, prefeito de Faxinal dos Guedes.

O evento teve apresentações culturais do Coral Vozes de Água Doce, dos professores João Carlos Titon e Luiz Carlos Barros (da Udesc Ceart, que executaram o hino nacional) e dos grupos de dança da Associação Vêneta La Montanara e de cultura gaúcha do Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva.

Rondonistas

Maior da história do NER Udesc, a Operação Horizonte mobiliza mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena de representantes de organizações parceiras, incluindo de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e cinco países (Argentina, Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola).

Ao longo de 10 dias, as equipes promoverão, nos munícipios, ações relacionadas às oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, saúde e trabalho.

Palestras e oficinas

Fotos e vídeos das atividades podem ser conferidas no stories do Instagram do NER Udesc.

Em Capinzal, por exemplo, a programação inclui mais de dez atividades somente nos dois primeiros dias, dentre palestras e oficinas para estudantes, profissionais de saúde e de assistência social, dentre outros públicos, abordando temas diversos, como prevenção às drogas, sexualidade, culinária (aproveitamento integral dos alimentos), direitos dos idosos e humanização no atendimento (a programação é divulgada pela gestão municipal no Instagram).

O encerramento da operação, em 12 de agosto, será realizado no município de Vargem.

Delegações

Além da Udesc, a lista de rondonistas para a Operação Horizonte tem acadêmicos e/ou servidores de mais de 20 instituições parceiras do Brasil e do exterior (veja a lista).

As delegações com maior número de participantes além da Udesc são a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20.

Dentre os estrangeiros, a maior delegação é formada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador. 

Mais informações

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support