Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Núcleo Estadual da Faixa...

Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira se reúne em Quilombo

reuniao nfsc 20150529 1225207968

O Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina participou, em Quilombo, da primeira reunião de 2015, onde foram apresentados os pareceres sobre a análise e os objetivos estratégicos e específicos previsto no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de Santa Catarina das oito Câmaras Temáticas.

 

A reunião foi conduzida pelo secretário de estado de planejamento e coordenado do Núcleo, Murilo Flores, que destacou a importânciae a a dedicação das Câmaras Temáticas, que dão sequência as decisões a serem tomadas quanto a elaboração do Plano. Ainda foi abordada a integração internacional fronteiriça Brasil (SC) e Argentina (Misiones), e apresentado o projeto de implantação e estruturação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite, no Campus da Udesc de Pinhalzinho.

Também participaram da reunião o coordenador de programas macrorregionais do Ministério da Integração Regional, Alexandre Bastos Peixoto, que elogiou as apresentações das Câmaras, bem como o plano e a iniciativa da atualização e apresentação de resultados. O cônsul adjunto da República Argentina, em Florianópolis, Octávio La Croce, que apresentou o consulado argentino, e frisou que são mais de 10 mil argentinos oficialmente residindo no Estado. O consultor geral da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisiane, apresentando a secretaria e destacando as ações e projetos realizados e que estão em andamento.

A Faixa de Fronteira catarinense abrange 82 municípios, 29% dos municípios do Estado, num raio de 100 quilômetros da fronteira, com a participação de 11 Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs). As reuniões do Núcleo têm como objetivo estabelecer ações para a região fronteira, com políticas específicas para que melhorem as condições da região, além de ser avaliado como está sendo desenvolvidos os trabalhos já elencados no PDIF.

As Câmaras Técnicas são: Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Controle e Segurança; Desenvolvimento Social; Infraestrutura e Logística; Agricultura, Pecuária e Pesca; e Turismo, Cultura e Esporte. A próxima reunião será no mês de novembro, com local a ser definido.

{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}