Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Núcleo de Política de...

Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE)

nepre materia

O Nepre é o núcleo responsável pela implantação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola nas unidades da rede pública estadual. O programa atua na consolidação das políticas, programas e projetos de prevenção, na promoção do direito à saúde e da paz. Para atingir este objetivo, trabalha temáticas sociais, como sexualidade, drogas lícitas e ilícitas e violência.

O núcleo atua na prevenção para evitar todas as formas de violência contra a criança e o adolescente. As ações de violência que se instalam entre criança e adolescente (aluno com aluno), aluno e professor e outros envolvimentos são combatidas com o apoio de outras instituições, que ajudam a criar estratégias para o encontro de soluções.

Um dos projetos em que o núcleo atua é o “Crack é possível vencer”, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Ele abrange um conjunto de ações interministeriais para enfrentar essa e outras drogas. As ações estão estruturadas nos eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

Outro bom exemplo é o Programa Escolar de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em parceria com a Polícia Militar. Crianças e adolescentes são orientados sobre os efeitos negativos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Desde 1998, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de crianças em todo o Estado.

Mais informações no site.

E-mail: nepre@sed.sc.gov.br

Fone: (48) 3221-6220 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support