Novos diretores das Escolas Estaduais serão definidos nesta quinta e sexta-feira
O final da semana será movimentado na Rede Estadual de Ensino em todo o Estado. Nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, cerca de 1.090 escolas realizam as votações para definir os novos diretores em cada unidade. Em Blumenau, 26 Escolas Estaduais participam do processo, que abrange ao todo 39 unidades vinculadas à Gerência Regional de Educação.
Em Blumenau, as votações serão na quinta-feira, 26. Já nas cidades de Gaspar, Ilhota, Luís Alves e Pomerode o processo acontece na sexta, dia 27. O horário para votar começa às 8h e segue até as 21h em todas as unidades. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, pais ou responsáveis (um representante por família) e profissionais da educação, assim como os servidores da unidade, podem participar do processo de escolha do Plano de Gestão Escolar.
Os resultados serão conhecidos já no dia da votação, após a conferencia da Comissão Escolar e da Mesa Receptora dos votos. O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no início do próximo ano letivo, dia 4 de janeiro de 2016.
Plano de Gestão Escolar
O Plano de Gestão Escolar é o documento, que define os rumos da unidade durante os próximos 4 anos – período de cada gestão. Assim, o autor do Plano mais votado será o diretor da escola e terá que cumprir o que está no papel.
“O Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a priori a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. Pela primeira vez depois de muitos anos teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas e, para isso, contamos com o apoio e voto de toda comunidade escolar”, comenta o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos 4 anos na unidade escolar.
Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação.
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