Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Novos convênios do Estado...

Novos convênios do Estado com os municípios e ações em rodovias pautam reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Itapiranga


Foto: Vandro Welter/Ascom ADR Itapiranga

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (ADR) reuniu na quarta-feira, 14, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). A entidade é integrada pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, abriu a reunião reforçando a importância da parceria nos trabalhos e encaminhamentos da ADR com os conselheiros de desenvolvimento regional. O prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, falou em nome dos prefeitos e reforçou a importância das reuniões com as lideranças da região e da descentralização administrativa promovida pelo Governo do Estado.

Além da discussão de novos convênios do Governo do Estado com os municípios e a projeção de novas ações em prol das rodovias, os conselheiros tiveram acesso ao quadro atualizado de servidores do Governo do Estado por meio das 35 ADRs. O presidente da associação comercial e industrial de Itapiranga, Clemente Schnoremberger, efetuou pequena prestação de contas da Efrait e agradeceu a importante participação financeira do Governo do Estado e da ADR na realização da exposição e feira.   

Segundo Claudir Larentis, os números oficiais do mês de maio demonstram que nas 35 ADRs trabalham 1.737 servidores, sendo, 1.384 do quadro efetivo (educação) e 353 comissionados. Conforme ele, os cargos comissionados representam apenas 0,28% do total da folha com servidores do Estado de Santa Catarina. Larentis informa que na ADR Itapiranga atuam nove cargos comissionados e 24 servidores do quadro efetivo.

“Quando da criação das ADRs, na época, houve extinção e realocação de mais de 1,5 mil cargos na Capital do estado. Contrariando algumas opiniões que nós respeitamos, o Governo de Santa Catarina é o governo mais espalhado porque está presente em todas as microrregiões. Ao mesmo tempo, representa a menor estrutura administrativa entre todos os estados do país. Quem ganha com isso é a população por ter um governo presente no dia a dia. Todas as semanas recebemos reivindicações das lideranças da região, participamos dos eventos das comunidades e entidades e também ouvimos cobranças e sugestões”, explica.

{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}      

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support