Novos agricultores se integram ao Projeto Mata Ciliar
Novas famílias de pequenos agricultores de São Carlos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Chapecó e Cordilheira Alta estão recebendo materiais para proteger áreas ao longo de mananciais na Região Oeste.
O trabalho faz parte do Projeto de Recuperação e Preservação da Mata Ciliar, desenvolvido em uma parceria entre CASAN, prefeituras e Consórcio Iberê, entre outras instituições parcerias.
Mais de 400 famílias de pequenos produtores rurais foram beneficiados, recebendo assessoria para proteção de mananciais e materiais para cercamento de áreas onde a vegetação passa por processo de recuperação.
O isolamento de Áreas de Preservação Permanente ao longo de cursos d´água já permitiu a recuperação de quase 3 milhões de metros quadrados de vegetação (aproximadamente 390 campos de futebol) e a proteção de aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água.
Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas está a do Rio Irani, a do Rio Chapecó e a do Rio Uruguai – e entre os cursos d´água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais da maior cidade do Oeste, Chapecó.
Repórter: Kenia Casagrande