Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde lança a Agenda...

Saúde lança a Agenda Cirúrgica para atender pacientes com mais qualidade e no menor tempo possível

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas para qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes pelo SUS em Santa Catarina. Um deles é a Agenda Cirúrgica, que irá unificar o gerenciamento e informações dos pacientes que aguardam por cirurgias eletivas em todo o Estado, em um programa intuitivo e com maior capacidade de armazenamento. 

Para isso, iniciaram na terça-feira, 2, as capacitações do novo sistema digital. Durante todo o dia, coordenadores e profissionais das oito centrais de Regulação das macrorregiões de saúde de Santa Catarina receberam orientações teóricas, de introdução e manuseio do programa. O encontro ocorreu no Anexo I da SES, em Florianópolis. 

“Este é um momento muito importante  para ouvirmos os servidores e entender as principais dificuldades e desafios. Precisamos utilizar as novas tecnologias e integrar as informações para que possamos garantir o atendimento aos pacientes com ainda mais qualidade e no menor tempo possível”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Foto: Silviane Mannrich Ascom/SES/SC

Aliado ao Sistema de Regulação (Sisreg), o programa Agenda Cirúrgica trará muitos benefícios. O principal é que o sistema informatizado irá substituir o modelo manual utilizado atualmente, possibilitando maior agilidade no gerenciamento. Desta maneira, haverá maior segurança nos dados dos pacientes, será possível gerenciar e ter informações entre as macrorregionais, unidades hospitalares e municípios, emitir relatórios e planilhas, resguardar informações gerenciais, identificar as atividades realizadas pelos pacientes, entre outras funções.

“O novo sistema de agenda cirúrgica é onde a central de regulação vai fazer o planejamento cirúrgico da unidade hospitalar, referente às cirurgias eletivas. Através desse sistema, vamos conseguir acompanhar o trajeto do paciente dentro da unidade, quando ele é chamado para fazer o seu pré-operatório, a data da sua cirurgia e todo o seu acompanhamento durante esse período em que ele está aguardando a realização da cirurgia eletiva. Vamos poder gerar vários relatórios, principalmente daqueles pacientes que não conseguimos fazer o contato telefônico, buscando informações juntamente com a secretaria de saúde do município de residência do paciente. Então, é uma ferramenta muito sonhada”, explica a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Claudia Gonsalves.

De acordo com o cronograma de implantação, neste mês de abril é o período de adaptação e ajustes com uso simultâneo da Agenda Cirúrgica e o modelo manual de planilhas. A previsão é que a partir de junho seja utilizado de forma exclusiva o novo sistema, que foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia de Informação (Ditig) em parceria com a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da SES.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support