Novo secretário regional de Laguna conheceu as obras de reforma e ampliação da Escola Saul Ulyssea
Nesta sexta-feira, 28, o secretário regional Mauro Vargas Candemil, acompanhado das gerentes de Infraestrutura, Silvania Cappua Barbosa, e de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, visitou as obras da Escola de Educação Básica Saul Ulyssea, localizada no bairro de Cabeçuda, em Laguna. Também participaram da vistoria os técnicos do Pacto pela Educação da Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação (SED), João Almir Manes e Gelter Muller.
As obras de reforma, ampliação e urbanização executadas na instituição contam com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa do Pacto pela Educação orçados em R$ 3.084.895,98. Os trabalhos contemplam a construção de oito novas salas, um auditório e ampliações da sala dos professores e refeitório. A obra abrange uma área reformada de 2.906 metros quadrados e a ampliação de 921,7 metros quadrados. Além destas modificações, a escola receberá reforma na parte elétrica, com a ampliação de sua capacidade de distribuição.
Durante a vistoria, foram apresentados pelo diretor Iliomar Bittencourt e o presidente da Associação de Pais e Professores, Valmir Telles Santana, algumas solicitações que serão analisadas pelos responsáveis do Pacto na Secretaria de Estado da Educação (SED).
Entre elas estão a ampliação ou cobertura da quadra de esportes; eliminação dos muros construídos em frente à escola para construção de estacionamento/recuo para o transporte escolar; a remoção e transferência do poste e da parada de ônibus localizados em frente à escola; e aumento da ventilação na área da cozinha.
Outras reivindicações como o aumento de pontos de vigilância por videomonitoramento e instalação de ar-condicionado e mobiliário devem ser estudados para serem viabilizados na próxima etapa, assim como uma tomada de preço para compra futura de um imóvel localizado aos fundos da unidade escolar.
O projeto está com cerca de 32,72% concluído, conforme a gerente de Infraestrutura, Silvania Cappua Barbosa. “A ampliação na parte central da estrutura, sala dos professores e auditório foram edificadas. Agora os trabalhos estão concentrados na edificação do auditório e salas do segundo pavimento, na parte que será ligada as salas já existentes”, afirma.
“Neste ritmo, as obras de ampliação devem ser concluídas até dezembro e iniciadas as de reformas aproveitando o período de férias escolares”, declarou o construtor da empresa responsável. As obras se iniciaram em março deste ano e terão o prazo de 570 dias para conclusão.
O técnico do Pacto, João Almir Manes, parabenizou a participação da comunidade na escola, visando a qualidade da estrutura física e pedagógica da unidade escolar, reforçando que este é um espaço deles. “Lamento não poder dizer que ofereceremos 100% das solicitações de vocês, mas com certeza, o que for viável e podermos rever, faremos em conjunto para viabilizar isso”, afirmou.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}