Novo reservatório de Içara reduz perdas de água em apenas dois meses de atividade
Reservatório do Bairro Lombas, em Içara, inaugurado em abril. Foto: Cid Junkes/Acervo CASAN.
Inaugurado em abril desse ano, o mais novo reservatório da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) no Bairro Lombas, em Içara, já traz um impacto positivo nas tubulações. No comparativo entre dois meses antes e após a inauguração, já é possível observar redução nas perdas de água. Se tratando dos consertos de rede em hidrômetros – o chamado cavalete – foi reduzido em 46,6%. Já referente aos vazamentos de rede, a redução foi de 28,57%.
Nas palavras do chefe de Agência de Içara, Paulo Henrique Tonetti, a redução é pela pressão constante vinda da água armazenada no reservatório. “Os três milhões de litros que a estrutura reserva são enviados para as redes sem oscilação, o que garante a estabilidade na rede e a redução nas perdas de água”, explica.
Nos próximos meses, a Companhia seguirá acompanhando as tubulações, para verificar a necessidade de novas ações de contenção de perdas. Entre as medidas em estudo, estão as válvulas de redução de pressão e a chamada setorização das redes, ou seja, impede que um vazamento afete o fornecimento de água do restante da cidade.
Obras de novo reservatório prosseguem
As obras do reservatório do Bairro Jardim Elizabete foram retomadas em maio e seguem com a concretagem da base do tanque. Assim como o reservatório de Lombas, a unidade do Jardim Elizabete também será feita de aço vitrificado, um material mais resistente às intempéries climáticas e que possui 65 anos de garantia.
A estrutura vai abastecer os bairros Jardim Elizabete, Tereza Cristina e Jaqueline. O objetivo é mais do que dobrar a oferta de água para a região, passando dos atuais 500 m³ para 1250 m³.
Reservatório do Bairro Jardim Elizabete. Foto: Acervo CASAN.