Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Novo presidente da Casan...

Novo presidente da Casan toma posse e traça meta de elevar a cobertura de esgotamento sanitário no estado

Eleito pelo Conselho de Administração da Casan, Laudelino de Bastos e Silva tomou posse nesta sexta-feira, 24, como diretor-presidente da Companhia. Seu nome foi indicado pelo governador Jorginho Mello, que compareceu à solenidade realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Prefeitos, secretários de estado, líderes sindicais, representantes de agências reguladoras, entre outras autoridades, prestigiaram a cerimônia.

“Queremos uma Casan forte, que tenha o respeito da sociedade e que entregue cada vez mais os serviços de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto com eficiência, pois saneamento básico é saúde”, disse o governador Jorginho Mello, salientando a importância de reconquistar as prefeituras que saíram do Sistema Casan.

O novo presidente destacou o desafio de aumentar para 50% o acesso da população à rede de saneamento. “Nossa meta é em quatro anos fazer, conforme compromisso do governador em campanha, com que o nosso estado avance mais 25% na cobertura de esgotamento sanitário, permitindo que 50% da população tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento, um avanço fundamental para a saúde dos catarinenses e para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, afirmou.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

:: Mais fotos no álbum

Laudelino ainda disse que irá ajustar os passos da Casan com a capacidade de investimento do Estado. “Buscaremos dentro da própria base operacional da Companhia a redução de perdas e custos e a ampliação da capacidade de novas receitas, expandindo os investimentos. E a Casan tem crédito na praça, é bem ranqueada no mercado de capitais e contará com investimentos externos para injeção de recursos”, garantiu.

Currículo

O novo executivo já ocupou duas diretorias durante sua passagem pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. De 2004 a 2006, assumiu o cargo de diretor administrativo. Na sequência, de 2007 a 2019, foi diretor financeiro e de relações com investidores, sendo responsável por grandes operações de crédito da companhia com fundos e agências internacionais. Laudelino também exerceu a função de superintendente municipal de saneamento básico de 2020 a 2022 na Prefeitura de Florianópolis.

A Casan

  • População abastecida: 2,9 milhões
  • Municípios atendidos: 194
  • Índice de abastecimento: 100% na área urbana
  • Estações de Tratamento de Água: 334
  • Mananciais Superficiais: 175
  • Mananciais Subterrâneos: 435
  • Estações de Tratamento de Esgoto: 44
Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support