Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Novo planetário da Udesc...

Novo planetário da Udesc estimulará ensino de ciências em São Bento do Sul e região

Foto: Ashley dos Santos Souza

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e de uma parceria com a Prefeitura de São Bento Sul, inaugurou nesta terça-feira, 26, um planetário digital no campus de São Bento do Sul.

O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas e contou com a presença do pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, representando o reitor Dilmar Baretta; do reitor eleito para Gestão 2024-2028 da Udesc, José Fernando Fragalli; da coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makowiecky; do diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Delcio Pereira; da professora Débora Barni de Campos, uma das idealizadoras do planetário; e dos prefeitos Antonio Joaquim Tomazini Filho (São Bento do Sul) e Alice Bayerl Grosskopf (Campo Alegre), entre outras autoridades.

O planetário construído tem uma estrutura fixa, com um teatro interno e um domo, no qual representações do sistema solar, da galáxia ou do universo, por exemplo, podem ser projetadas com o uso de uma tela hemisférica e de um projetor especializado.

Este tipo de experiência imersiva, além de ser considerada um “espetáculo visual”, caracteriza-se também como ferramenta de aprendizado em astronomia, matemática, geografia, física e diversas áreas das ciências. Pode, ainda, proporcionar experiências audiovisuais imersivas de qualquer natureza.

“O planetário permitirá que a Udesc Planalto Norte contribua de forma significativa com a melhoria da qualidade do ensino de ciências na região, despertando o interesse dos usuários sobre temas científicos, constituindo-se como uma importante ferramenta para a curricularização da extensão universitária”, afirma o diretor-geral Delcio Pereira.

Para a construção do planetário, houve um investimento de R$ 93 mil reais pela Prefeitura de São Bento Sul, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Udesc Planalto Norte. O restante do projeto, com a construção do domo, equipamentos e mobiliário do espaço, foi financiado pela universidade, com custo de R$ 899 mil.

Este é o terceiro planetário atualmente em funcionamento na Udesc, que teve um planetário móvel inflável adquirido em 2021 pela Udesc Joinville, e um planetário digital implementado em 2022 pela Udesc Oeste em Pinhalzinho.

Visitações

A agenda de visitas estará aberta ao público a partir de junho, com acesso totalmente gratuito. Os agendamentos poderão ser realizados através do e-mail planetario.ceplan@udesc.br

Já para os meses de abril e maio, está programada a capacitação dos agentes envolvidos nas atividades do planetário.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support