Novo cônsul da Argentina visita Governo do Estado
O cônsul da Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa, foi recebido na Secretaria de Assuntos Internacionais de Santa Catarina (SAI) pelo secretário Carlos Adauto Virmond nesta quinta-feira, 28. É a primeira vez que o cônsul visita o Governo do Estado desde que assumiu o cargo em 1º de junho.
No primeiro momento, a aproximação da SAI e do Consulado argentino resultará em seminários de apresentação de Santa Catarina em Buenos Aires e vice-versa. “São muitas perspectivas que vislumbramos, já que temos vocações complementares e possibilidades reais de parcerias e cooperações”, prevê Virmond. O secretário informou também convidará oficialmente o novo embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, para visitar o Estado. O embaixador assumiu o posto em março deste ano.
Segundo o cônsul, o desejo da Argentina é de uma integração maior com os catarinenses. O diplomata listou cooperações existentes na áreas educacional entre universidades e instituições argentinas com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal da Fronteira Sul, e intercâmbios na área cultural. A Argentina também colabora com o Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina.
A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Estado, com saldo para o lado argentino. As exportações para o país vizinho somaram mais de US$ 450 milhões em 2015. Já as importações totalizaram cerca de US$ 920 milhões no mesmo ano. “Santa Catarina tem relações comerciais e industriais tradicionais com a Argentina. Estamos prontos para ampliar esse relacionamento com benefícios para as duas partes”, avaliou o secretário Virmond ao colocar a agência de atração de investimentos Investe SC com parceira para a aproximação comercial.
Outro ponto de destaque nas relações de Santa Catarina e a Argentina é o turismo. No último Verão, 1,1 milhão de argentinos visitaram o Estado, representando 13,7% do total de turistas, segundo o balanço da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Segundo o secretário Virmond, o fluxo de turista argentino em Santa Catarina deve chegar a 2 milhões. “Colocamos a Secretaria de Assuntos Internacionais à disposição do Consulado da Argentina para apoiá-los no que for possível durante a próxima temporada”, disse Virmond.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504