Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Novo comandante assume a...

Novo comandante assume a Polícia Militar de Caçador

O 15º Batalhão de Polícia Militar, que abrange 13 municípios, tem um novo comandante. O major Edilson Bernardo de Souza, 49 anos, assume o posto deixado pelo tenente coronel Miguel Chokailo Neto, que entra para a reserva depois de 33 anos na carreira militar. A solenidade de troca de comando aconteceu na última quarta-feira, 5.

“Agradeço o empenho do Chokailo no trabalho e ações de combate à criminalidade e deixo votos ao Edilson que continue essa missão, para que a PM continue sendo referência no zelo pela segurança dos catarinenses”, disse o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Henn. Também esteve presente no evento o comandante da 10ª Região da PM, coronel Turíbio Skonieczny.

Como representante do governo do Estado, o secretário regional de Caçador, Imar Rocha, prestigiou a solenidade e deu boas vindas ao novo comandante. “Em primeiro lugar temos que reconhecer o bom trabalho do Miguel Chokailo Neto que de maneira humilde e prestativa sempre procurou resolver os problemas de segurança pública da nossa região. E o Edilson pelo que pude perceber também é um bom policial, líder e disposto a fazer um bom trabalho em Caçador”, disse.

Ao avaliar comando, Chokailo diz que sai com a sensação de dever cumprido

Em seu discurso de despedida, Chokailo Neto priorizou os agradecimentos: ao comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina, aos policiais do 15º Batalhão, as autoridades, lideranças e comunidade caçadorense em geral. “Saio com a sensação de dever cumprido. Foram muitos anos em que vesti e honrei essa farda, e agora chegou a hora de me dedicar mais à família”, argumentou.

Ao falar sobre seu último trabalho, como comandante do Batalhão de Caçador por quase três anos, Chokailo fez uma avaliação positiva. “Destaco alguns projetos como a escola de formação de soldados, o incremento da frota, a reativação do PPT, o Proerd e agora por último o vídeo monitoramento que está prestes a iniciar. Mas o mais importante foi o trabalho conjunto entre a polícia e a comunidade”, concluiu.

 Na próxima semana Chokailo Neto receberá a promoção a coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Com a reserva ele passa a residir em Porto União com a esposa e três filhos.

Major Edilson espera contar com apoio da comunidade

Ao assumir o 15º Batalhão, Edilson disse que primeiramente quer dar continuidade ao trabalho do ex-comandante. “Fiz algumas visitas e vou continuar esse trabalho para me inteirar da realidade de Caçador e região. Depois aos poucos vamos planejar e definir as ações”, disse o major PM.

Edilson começou a carreira militar em 1993 em Tubarão. Foi comandante da PM em Braço do Norte, Jaguaruna, Maravilha, Ibirama e São Lourenço do Oeste. Por último coordenou a central de emergência da Grande Florianópolis.

“São experiências ao longo dos anos que somam no início de um novo ciclo como em Caçador. No meu último trabalho atuei em uma situação complicada que foi a onda de atentados. Aqui é uma região mais tranquila, mas não deixa de ter seus problemas, como por exemplo, o assalto ao banco em Timbó Grande que acompanhei pela imprensa. Em fim, espero ter o apoio da comunidade para fazer um bom trabalho e reduzir a criminalidade”, finalizou o novo comandante.