Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Novembro Azul: Governo do...

Novembro Azul: Governo do Estado reforça a conscientização e prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em Santa Catarina, exceto o câncer de pele, e o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura em até 90% dos casos.

Neste mês, o Governo do Estado reforça a campanha Novembro Azul com ações de conscientização e prevenção.

Nesse sentido, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove na próxima sexta-feira, 8, às 14h, uma palestra sobre a saúde masculina, o diagnóstico precoce do câncer de próstata e suas implicações na saúde física e mental, qualidade de vida e bem-estar.

O evento terá a presença do médico Aguinel Bastian, coordenador do serviço de urologia do Cepon, Sebastião Silveira e o guia manezinho Rodrigo Stüpp.

Será uma oportunidade para a troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre pacientes, especialistas e a comunidade.

A programação contará com relatos e histórias de pessoas que vivenciaram a luta contra o câncer de próstata, promovendo uma reflexão profunda sobre o impacto da doença.

O evento é aberto ao público e para participar, os interessados podem se inscrever no link disponível em https://www.saude.sc.gov.br

A gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Dive, Aline Arceno traz algumas informações e recomendações para prevenir o risco da doença:

SONORA

De janeiro a setembro de 2024, o Cepon realizou 630 atendimentos de pacientes com câncer de próstata, dos quais 114 foram primeiras consultas, além de 145 cirurgias de alta e média complexidade.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, excluindo o câncer de pele não melanoma, e tende a ser assintomático em estágios iniciais, tornando o diagnóstico precoce crucial.

Entre os sintomas do câncer de próstata estão:
Urinar frequentemente, especialmente à noite;
Dificuldade para iniciar ou manter o fluxo urinário;
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
Dor ou ardência ao urinar;
Ejaculação dolorosa.
Na presença desses sinais, recomenda-se a busca por atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização de exames.