Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Novas tempestades voltam a...

Novas tempestades voltam a atingir sistema elétrico no Alto Vale

O abastecimento de energia elétrica foi novamente prejudicado na tarde desta quarta-feira, 15, no Alto Vale, em função de tempestades de granizo, chuvas e vendavais que caíram especialmente sobre os municípios de Taió, Rio do Sul, Presidente Getulio e José Boiteaux .

Logo após as tempestades, a Celesc registrava a desenergização de quatro alimentadores e oito mil unidades consumidoras sem luz. Em uma hora e meia, após manobra de carga, o sistema contabilizava 1.200 unidades sem energia.

As novas tempestades trazem mais trabalho as 30 equipes mobilizadas pela Empresa para atendimento exclusivo da região, que finalizam, nesta tarde, os trabalhos de recomposição do sistema avariado pelos vendavais que atingiram o Alto Vale no último sábado, 11.

Apesar do esforço das equipes, às 9h desta quarta-feira, 15, o problema ainda afetava cerca de 900 unidades consumidoras localizadas principalmente nos municípios de Presidente Getúlio e José Boiteaux.

Um dos casos mais complexos estava localizado em Quadro Novo, em Presidente Getúlio, onde 72 famílias aguardavam a conclusão dos trabalhos de remoção de árvores derrubadas pelos ventos sobre um trecho de dois quilômetros de rede.

A situação ilustra o principal problema enfrentado pela Celesc nas grandes ocorrências registradas no Alto Vale. “A queda de árvores sobre a rede é a causa de mais de 90% das ocorrências registradas após a passagem do temporal”, explica o chefe da Agência Regional de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira.

A convivência das áreas de reflorestamento e a rede elétrica é uma situação com a qual a Empresa se defronta há tempos. “Nos últimos dois anos, notificamos 5.300 proprietários devido a plantio de árvores embaixo ou muito próximo da rede. Desse total, apenas 30% atenderam nossas recomendações. Em 2013, a Empresa também investiu R$ 1,4 milhão em podas e roçadas, mas esse serviço não nos cabe nas áreas particulares, cujo número só tem crescido nos últimos anos”, destaca o gerente.

Contexto
Na última década, no Alto Vale, os reflorestadores passaram a preferir a plantação de eucalipto ao pinus. O eucalipto, em apenas dois anos, atinge altura suficiente para atingir a rede de alta tensão. O momento ideal para o corte se dá quando as árvores estão com 40 metros.

Nessa condição, a faixa de segurança para o sistema elétrico somaria 80 metros de largura, 40 metros para cada lado da rede. Além disso, a maioria das áreas de reflorestamento no Alto Vale (cerca de 90%) possui menos de 50 hectares e não têm regulação específica, ou seja, não há controle sobre o plantio.

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support