Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Novas perspectivas no ensino...

Novas perspectivas no ensino médio ajudam no combate à evasão

Fazer com que os jovens cheguem ao ensino médio – e permaneçam nele – é hoje um dos principais desafios para que o Brasil consiga incluir, de fato, grande parte da população nas conquistas econômicas pretendidas, em médio prazo. Multirrepetência, desinteresse e necessidade de ingressar cedo no mundo do trabalho são fatores que fazem da evasão escolar uma questão preocupante, especialmente na faixa etária dos jovens de 15 a 17 anos.

Nas escolas estaduais, são oferecidas diferentes modalidades de ensino médio que ampliam o tempo dos estudantes na escola: o Integral e o Profissionalizante são os destaques. De acordo com o secretário de Estado, Eduardo Deschamps, o foco da Secretaria de Estado da Educação para o próximo ano letivo é fortalecer cada vez mais este nível de ensino. “Queremos ampliar o número de alunos no Profissionalizante e ampliando o número de escolas com Ensino Médio Integral. É importante darmos outras opções aos nossos estudantes para que eles permaneçam na escola”, enfatiza Deschamps.

Mais tempo para aprender
Em Santa Catarina, 92 escolas optaram pelo Ensino Médio Integral e oferecem, no contraturno escolar, disciplinas optativas que estimulam a criatividade e a inovação dos currículos. Previsto no Pacto pela Educação, a meta da SED é ter 50% dos estudantes de ensino médio no Integral até 2020. 2013 fechou com 13.060 alunos ou 5,7%.

Ensino Médio Profissionalizante
Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Regular ainda terão a oportunidade de cursar aulas técnicas, com a carga horária de 8 horas semanais no SESI, SENAI e SENAC. A iniciativa integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quem também oferece esta modalidade de ensino são os Centros de Educação Profissional de Santa Catarina (CEDUPs). As aulas são voltadas para o desenvolvimento sustentável e produtivo de cada região.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) é outra modalidade oferecida pela Secretaria de Educação. O objetivo é desenvolver projetos que contemplem as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica. O EMIEP agrega eixos tecnológicos como Gestão em Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Hospitalidade e Lazer, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Ambiente, Saúde e Segurança, e Controle e Processos Industriais.

Em 2013, 20,24% ou 45.945 estudantes da Rede Estadual fizeram cursos profissionalizantes. A meta, até 2020, é chegar a 30%.

Programa Mais Escolas
Para qualificar e ampliar a oferta de Ensino Médio, a Secretaria da Educação está investindo na infraestrutura escolar. O Programa Mais Escolas está com 10 novas escolas de Ensino Médio em construção, 18 em licitação e 1 foi inaugurada em setembro de 2013. Além dessas, 8 novos Cedups também estão em fase final de construção.

Informações para a imprensa
Beatriz Menezes dos Santos
Coordenação: Edinéia Rauta – (48) 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br
E-mail:  imprensa@sed.sc.gov.br e ascomsed@gmail.com
Fone: 3664-0161
Rua Antônio Luz, 111, Centro, Florianópolis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support