Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Novas obras em abastecimento...

Novas obras em abastecimento trarão mais qualidade de vida a moradores de Pinhalzinho

Numa cerimônia que reuniu as principais lideranças da cidade, Governo do Estado e Casan autorizaram nesta quarta-feira, dia 29, o início de obras que vão solucionar os principais problemas de abastecimento de água de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. Com a nova estrutura, a meta é dispensar o uso dos caminhões-pipas que precisam ser acionados no verão para garantir o fornecimento de água aos moradores.

Agora está com a construtora SGS Engenharia a missão de entregar a nova Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) junto ao Rio Burro Branco, um investimento de R$ 1.995.107. A captação atual na sanga Lajeado Limeira atendia ao município quando ele tinha uma população inferior a dez mil habitantes, mas a população atual de 19,2 mil habitantes precisa de mais quantidade de água. 

“Sou testemunha do pleito incansável do prefeito Fabiano da Luz e do vice Ladir Cassol por esta obra. Me cobraram sempre com muita firmeza e determinação, o que fez com que buscássemos recursos próprios para financiar esse grande investimento para a cidade”, disse o presidente da Casan, Valter José Gallina, ao entregar a ordem de serviço. Antes de repassar o documento à construtora, o presidente da Companhia fez um apelo ao proprietário para que a obra se entregue o mais rápido possível. O prazo legal para a conclusão é de 12 meses. 

Conjunto de obras

“Não vejo a hora de ver esta obra inaugurada”, disse o prefeito Fabiano da Luz, ao relembrar com satisfação o fato de ter desdenhado das propostas que imaginavam privatizar o sistema de agua na cidade. “Felizmente não embarcamos nessa ideia, pois tínhamos a certeza de que solucionaríamos todos os problemas de água em parceria com a Casan”, afirmou. 

O novo sistema de captação, que será de 70 litros por segundo, junta-se a outros investimentos recentes. Uma adutora de seis mil metros está sendo assentada na cidade, prevendo a nova captação  ̶  uma obra de R$ 1 milhão. Há menos de quatro anos a cidade recebeu uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do modelo compacta. Em 201,3 a Casan instalou canos na bitola 200 milímetros para melhorar a rede de distribuição. E, há apenas dois meses, a agência local da Casan recebeu um caminhão-valetador para auxiliar em consertos e ligações nas ruas da cidade.

“A alegria deste 28 de julho, quando se lança oficialmente a obra da nova captação, é semelhante à emoção de ter visto a usina de asfalto instalada na região”, destacou o vice-prefeito de Pinhalzinho, Ladir Cassol.  O secretário de Desenvolvimento Regional, Valci Dal Maso, ressaltou o que considera o principal aspecto do projeto que está sendo iniciado. “É uma obra para o futuro. Esta nova captação pensa nas próximas gerações”. Também presente na cerimônia, o senador Dário Berger definiu a Casan como empresa de gestão moderna, focada em metas, ciente dos diagnósticos dos principais problemas do Estado e com projetos consistentes. 

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Stefanelli 
Assessoria de Comunicação
Presidência da Casan
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5034 / 99136-9345
www.casan.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support