Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Novas obras em abastecimento...

Novas obras em abastecimento trarão mais qualidade de vida a moradores de Pinhalzinho

Numa cerimônia que reuniu as principais lideranças da cidade, Governo do Estado e Casan autorizaram nesta quarta-feira, dia 29, o início de obras que vão solucionar os principais problemas de abastecimento de água de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. Com a nova estrutura, a meta é dispensar o uso dos caminhões-pipas que precisam ser acionados no verão para garantir o fornecimento de água aos moradores.

Agora está com a construtora SGS Engenharia a missão de entregar a nova Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) junto ao Rio Burro Branco, um investimento de R$ 1.995.107. A captação atual na sanga Lajeado Limeira atendia ao município quando ele tinha uma população inferior a dez mil habitantes, mas a população atual de 19,2 mil habitantes precisa de mais quantidade de água. 

“Sou testemunha do pleito incansável do prefeito Fabiano da Luz e do vice Ladir Cassol por esta obra. Me cobraram sempre com muita firmeza e determinação, o que fez com que buscássemos recursos próprios para financiar esse grande investimento para a cidade”, disse o presidente da Casan, Valter José Gallina, ao entregar a ordem de serviço. Antes de repassar o documento à construtora, o presidente da Companhia fez um apelo ao proprietário para que a obra se entregue o mais rápido possível. O prazo legal para a conclusão é de 12 meses. 

Conjunto de obras

“Não vejo a hora de ver esta obra inaugurada”, disse o prefeito Fabiano da Luz, ao relembrar com satisfação o fato de ter desdenhado das propostas que imaginavam privatizar o sistema de agua na cidade. “Felizmente não embarcamos nessa ideia, pois tínhamos a certeza de que solucionaríamos todos os problemas de água em parceria com a Casan”, afirmou. 

O novo sistema de captação, que será de 70 litros por segundo, junta-se a outros investimentos recentes. Uma adutora de seis mil metros está sendo assentada na cidade, prevendo a nova captação  ̶  uma obra de R$ 1 milhão. Há menos de quatro anos a cidade recebeu uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do modelo compacta. Em 201,3 a Casan instalou canos na bitola 200 milímetros para melhorar a rede de distribuição. E, há apenas dois meses, a agência local da Casan recebeu um caminhão-valetador para auxiliar em consertos e ligações nas ruas da cidade.

“A alegria deste 28 de julho, quando se lança oficialmente a obra da nova captação, é semelhante à emoção de ter visto a usina de asfalto instalada na região”, destacou o vice-prefeito de Pinhalzinho, Ladir Cassol.  O secretário de Desenvolvimento Regional, Valci Dal Maso, ressaltou o que considera o principal aspecto do projeto que está sendo iniciado. “É uma obra para o futuro. Esta nova captação pensa nas próximas gerações”. Também presente na cerimônia, o senador Dário Berger definiu a Casan como empresa de gestão moderna, focada em metas, ciente dos diagnósticos dos principais problemas do Estado e com projetos consistentes. 

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Stefanelli 
Assessoria de Comunicação
Presidência da Casan
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5034 / 99136-9345
www.casan.com.br