Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Novas ETEs vão contribuir...

Novas ETEs vão contribuir para recuperação ambiental das praias nas baías Norte e Sul

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) executa obras importantes em duas Estações de Tratamento de Esgoto em Florianópolis, que vão beneficiar diretamente na recuperação das praias nas baías Norte e Sul.

São: a ETE Insular, que passa por ampliação e modernização, e a nova ETE João Paulo, cuja inauguração está prevista para dezembro deste ano.

Na Baía Sul, na cabeceira da ponte Pedro Ivo, que abrange as praias de Rita Maria, Beira Mar, Prainha, José Mendes, Curtume, Ferrujo, Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé, está em estágio avançado a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular.

Com dois terços da obra já concluídos, a ETE vai triplicar a capacidade de tratamento atual, atingindo 612 litros por segundo de vazão máxima. Após a expansão e a instalação de 52 km de novas redes, além dos atuais bairros já atendidos (região central da Ilha, parte da bacia do Itacorubi e o Bairro Costeira do Pirajubaé), também serão beneficiados gradualmente, os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal.

A ampliação da ETE Insular vai promover uma modernização do sistema de tratamento, com destaque para duas tecnologias. A primeira é o chamado Reator de Biofilme de Leito Móvel ou MBBR (sigla em inglês Moving Bed Biofilm Reactor), e o Tratamento Terciário, já adotada em outras estações da Companhia como a ETE Ingleses.

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$ 194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O superintendente da Região Metropolitana, Filipe Alcioní, fala dos trabalhos que vêm sendo feitos para a recuperação ambiental dos locais:

SONORA