Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Novas ações fortalecem parceria...

Novas ações fortalecem parceria da Udesc com universidade do Equador

Professor da Udesc e estudantes do Equador posam para foto

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador, reforçaram a parceria entre as instituições com novas ações recentes de intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre elas, a ida de um professor da universidade estadual para ministrar atividades aos equatorianos nesta semana; e a confirmação da vinda de dez estudantes da UTPL para participar da próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER), que ocorrerá em agosto.

As iniciativas foram articuladas com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Arte e comunidade

Os acadêmicos que virão a Santa Catarina estudam Artes Cênicas na UTPL e, entre 3 a 7 de julho, participam de uma formação sobre arte e comunidade ministrada pelo professor Vicente Concílio, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), na cidade de Loja, no sul do Equador.

Conforme a professora Carla Saul Garcia Marcelino, que é diretora do curso de Artes Cênicas da UTPL, os estudantes selecionados para a operação do NER participam em Loja de dois grandes projetos de extensão (lá chamados de “vinculação comunitária”) relacionados a processos de investigação e criação artística.

Um dos projetos é chamado “Teatro tras las Rejas” e atua com a formação de teatro em um centro para jovens infratores, visando “o fortalecimento socioeducacional em um âmbito integral”.

O outro se chama “Semillero Escénico” e trabalha com a prática do teatro para e com crianças em um centro de acolhimento de menores no bairro universitário.

Internacionalização

A ida de Concílio à UTPL é parte do processo de internacionalização do curso de Artes Cênicas e “é fundamental para fortalecer a formação dos nossos estudantes dentro da Pedagogia do Teatro aplicada num âmbito comunitário”, afirma Carla.

“Agradecemos imensamente a oportunidade de levar nossos estudantes ao projeto Rondon, não temos dúvida de que será uma experiência inesquecível”, conclui a professora.

Os dez alunos da UTPL chegarão a Santa Catarina no final deste mês. Também está confirmada a participação na operação de estudantes de universidades de outros três países: Paraguai, Guiné-Bissau e Angola.

Rede de parcerias

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, que também coordena o NER/Udesc, destaca o fortalecimento das parcerias interinstitucionais, que, a cada ano, consolidam cada vez mais o Rondon e ampliam a rede que participa das atividades.

“Essas parcerias internacionais, inéditas, aprimoram ainda mais as atividades que já contam com grande experiência dos rondonistas da Udesc e das instituições parceiras no Brasil”, afirma o professor.

Maior da história

A Operação Horizonte será realizada pelo NER/Udesc entre 2 a 12 de agosto, em mais de 30 municípios do Meio-Oeste (veja lista abaixo), e será a maior da história do núcleo.

Dentre as instituições que confirmaram participação nas atividades recentemente, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) indicou o envio de 30 estudantes para apoiar as atividades; e a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC) também disponibilizará sua rede para apoio. As duas instituições são parceiras de longa data das atividades do NER/Udesc. 

São parceiras também desta edição: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Bahia; o Instituto Federal Catarinense (IFC); a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae). Outras parcerias seguem em tramitação.

Municípios

Os rondonistas atuarão em locais vinculados a três associações que, juntas, congregam 35 municípios:

  • Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa;
  • Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita;
  • Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Curso online

Em junho, os inscritos para atuar na operação participam do curso online “Extensão Universitária e as suas Áreas Temáticas”, que é pré-requisito para participar das atividades.

A formação aborda a extensão universitária e a sua relação com sociedade a partir das oito áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Em quase 13 anos de história, o núcleo fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts