Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Nova tecnologia nas caixas...

Nova tecnologia nas caixas de inspeção vai facilitar ligações no Norte da Ilha

A caixa de inspeção (CI) é um importante elemento dos sistemas de esgoto, pois serve para realizar a ligação das casas na rede e facilitar a manutenção em caso de entupimento. No novo Sistema de Esgotamento Sanitário do Ingleses-Santinho, que será inaugurado em Florianópolis pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), na segunda-feira, 9, as caixas de inspeção vão contar com uma tecnologia diferenciada para facilitar as ligações dos moradores. É a chamada caixa de polietileno de alta densidade (PEAD).

Ao contrário das CIs de concreto, que necessitam que o usuário quebre a caixa e faça um acabamento para evitar infiltrações, a caixa de PEAD tem um processo de ligação muito mais simples. Isso acontece porque as novas caixas já vêm com um prolongamento em formato de tubulação. Assim, basta apenas que o usuário serre a parte final desta extensão e conecte seu tubo para fazer a ligação com a rede.

O SES Ingleses-Santinho vai aumentar em 5% a cobertura de esgoto na capital, com 42 mil moradores beneficiados e mais de 68 km de novas redes. O investimento total é de R$ 132 milhões, conseguido junto à Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica).

Ligações ainda não estão autorizadas

A Casan reforça que os moradores dos bairros Ingleses e Santinho ainda não devem efetuar a ligação do imóvel às Caixas de Inspeção de PEAD sem orientação e autorização prévia da Companhia. Isso porque as ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. No momento adequado, a Casan divulgará orientações autorizando a conexão.

Após a ligação na rede de esgoto, os usuários também devem ficar atentos às cobranças que serão avisadas previamente na fatura e efetuadas mensalmente.  Caso haja qualquer ocorrência, a Companhia poderá ser acessada ligando para o número de serviço 115, pelo 0800 643 0195, pelo Casan App (disponível na App Store e na Google Play Store) ou ainda pelo site da Casan no Chat Online e no Fale Conosco.