Nova massa de ar polar mantém as temperaturas baixas em Santa Catarina
Uma nova massa de ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas em Santa Catarina nos próximos dias. Durante esta quarta-feira, 27, a máxima não passa de 15°C em boa parte do Estado e a temperatura mínima ocorre à noite. A previsão é de sol e algumas nuvens em Santa Catarina., com vento soprando de sudoeste a sul, com intensidade moderada e rajadas no Sul de SC.
Conforme a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a madrugada de quinta-feira, 28, será a mais fria da semana, com mínima próxima de 0°C e negativa, entre -1°C e -5°C, nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada. O frio também atinge o Litoral, que terá mínima de 4°C a 8°C.
De sexta-feira a domingo, a previsão é de tempo seco com presença de sol e poucas nuvens em Santa Catarina, com formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. A temperatura segue baixa na sexta-feira, com condição de geada isolada especialmente no Planalto Sul. No fim de semana, a temperatura tem gradativa elevação. O vento sopra de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada.
Condição do mar
De quarta a sexta-feira as ondas sobem com picos de 2,5 m a 4 m, mais altos em áreas afastadas da costa. Condições de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.
Essa condição adversa de mar estará associada à formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai, com deslocamento para o oceano, e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.
Tendência de 01 a 10 de agosto
O mês começa com tempo mais instável e condição de chuva especialmente nas regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, devido ao deslocamento de uma nova frente fria. Outro sistema frontal deve influenciar o tempo em SC, trazendo chuva para a maioria das regiões entre os dias 6 e 8. Após o deslocamento dessas frentes frias, a temperatura declina com o avanço de massas de ar frio.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006