Nova forma de avaliação da aprendizagem entra em vigor na ADR de Maravilha
Os 9.579 alunos das 28 unidades escolares da Agência Regional de Maravilha estão desde o dia 9 de fevereiro sendo avaliados pelo novo sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Na tarde de quinta-feira, 30, a Gerência de Educação discutiu, com os gestores e assistentes técnicos pedagógicos, a portaria que regulamenta esta implantação da sistemática de avaliação.
As orientações foram repassadas por webconferência nos polos de Maravilha e Pinhalzinho. As unidades escolares deverão adotar processos avaliativos da aprendizagem do estudante que abranjam conteúdos, habilidades e competências articuladamente nas diferentes áreas do conhecimento.
Trabalhos de pesquisa, provas, análise de entrevista, resoluções de exercícios, execução de projetos, relatórios, trabalhos práticos, autoavaliação, portifólios, registro no caderno e dinâmicas são instrumentos de avaliação orientados para utilizar com os estudantes.
A recuperação paralela é a forma adotada agora para recuperar notas já que não haverá mais exames finais. O registro da avaliação será descritivo, no decorrer do ano letivo e transformado em valores numéricos quando o estudante se transferir, caso seja necessário. Nos terceiros e quintos anos dos Anos Iniciais do EF, se registrará no Sistema uma expressão numérica de 1 a 10, ao final do último bimestre letivo, com parâmetro para retenção a expressão numérica inferior a 6.
A gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath destaca que este é um assunto muito importante e deverão ser alertados também os pais. “Os pais devem ficar atentos ao rendimento dos alunos, porque como não haverá mais exames finais, é necessário que seu desempenho seja bom em todos os semestres”, afirma Zenaide.
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