Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Nova estação de tratamento...

Nova estação de tratamento vai devolver 1 milhão de litros de efluente tratado ao Rio do Peixe

A água de Piratuba, nacionalmente conhecida pelas fontes termais, vai ser beneficiada a partir de dezembro por uma obra da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). É a Estação de Tratamento de Esgoto de Ipira-Piratuba, que vai combater a poluição e devolver diariamente ao Rio do Peixe uma média um milhão de litros de efluente tratado com alta pureza.

A coleta e o tratamento de esgoto pela CASAN chegará ao bairro turístico Balneário e em parte do Centro de Piratuba. Já em Ipira, a Companhia vai atender ao bairro do Hospital, dos Estudantes e trechos da região central. Nos dois municípios a cobertura vai ultrapassar os 48%,com aproximadamente 689 ligações.

O complexo do Sistema de Esgotamento Sanitário abrange mais de 13 km em redes de coleta, 297 poços de visita, 3 km em emissários e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada em Piratuba. O investimento da CASAN foi de R$22,7 milhões com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Ligações só com autorização

Mesmo com a inauguração do Sistema de Esgoto Ipira-Piratuba moradores devem aguardar para fazer a conexão à rede de coleta, uma vez que a implementação será gradual. A autorização será enviada pela CASAN na fatura de água das unidades. Equipes da Companhia também vão entregar aos moradores fôlderes com instruções para realizar a ligação de forma correta, a qual deve ser realizada por profissional capacitado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support