Agência de Notícias SECOM

1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Nova espécie de anfíbio...

Nova espécie de anfíbio é descoberta na Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Uma equipe de cientistas de diversas instituições brasileiras, coordenada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, descobriu uma nova espécie de anfíbio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro administrado pelo (IMA) com apoio do Governo de Santa Catarina.

A espécie que vive apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina está entre os menores vertebrados do planeta.

A descrição do novo sapo é resultado do trabalho de sete cientistas de diversos lugares do Brasil em colaboração com várias instituições de pesquisa, e foi publicado neste mês de julho na revista científica ‘Vertebrate Zoology’.

O anfíbio recebeu o nome pingo-de-ouro-do-tabuleiro em homenagem ao seu local de ocorrência.

A descoberta ratifica ainda mais a efetividade do Tabuleiro na proteção da biodiversidade e o marca como uma das mais importantes unidades de conservação, como explica o coordenador do parque e biólogo do IMA, Marcos Maes:

SONORA

O sapinho tem entre 10 e 13 mm, com processos de miniaturização, como redução do número de ossos e de dedos funcionais.

O animal vive somente entre as folhas caídas no meio das florestas úmidas acima de 800 m de altitude, é considerado micro endêmico dos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, ou seja, ele não habita em nenhum outro local do planeta.

Repórter: Fabrício Correia