Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Nova espécie de anfíbio...

Nova espécie de anfíbio é descoberta na Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Uma equipe de cientistas de diversas instituições brasileiras, coordenada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, descobriu uma nova espécie de anfíbio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro administrado pelo (IMA) com apoio do Governo de Santa Catarina.

A espécie que vive apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina está entre os menores vertebrados do planeta.

A descrição do novo sapo é resultado do trabalho de sete cientistas de diversos lugares do Brasil em colaboração com várias instituições de pesquisa, e foi publicado neste mês de julho na revista científica ‘Vertebrate Zoology’.

O anfíbio recebeu o nome pingo-de-ouro-do-tabuleiro em homenagem ao seu local de ocorrência.

A descoberta ratifica ainda mais a efetividade do Tabuleiro na proteção da biodiversidade e o marca como uma das mais importantes unidades de conservação, como explica o coordenador do parque e biólogo do IMA, Marcos Maes:

SONORA

O sapinho tem entre 10 e 13 mm, com processos de miniaturização, como redução do número de ossos e de dedos funcionais.

O animal vive somente entre as folhas caídas no meio das florestas úmidas acima de 800 m de altitude, é considerado micro endêmico dos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, ou seja, ele não habita em nenhum outro local do planeta.

Repórter: Fabrício Correia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support