Nova edição de prensagem de veículos será realizada em Lages
Em sua quinta edição do ano, a prensagem de veículos judiciais, realizada pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, retorna a Lages. Nessa segunda edição no município, serão compactados 156 veículos atrelados a processos judiciais, que foram liberados pelos juízes da comarca e de Campos Novos. O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta a carros e motos que estão há décadas nos pátios das delegacias ou vias públicas, causando problemas de saúde e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos. Com essa ação, mais de mil veículos serão compactados em 2016.
O processo de descontaminação será realizado nesta quinta-feira e sexta-feira, 8 e 9, e a prensagem acontece na próxima segunda-feira, 12, em Lages. A descontaminação consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural de cada item, individualmente. Feito isso, a ação é concretizada com a compactação/amassamento dos veículos, que é realizada por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanelli ressalta que a situação nos pátios de todo o estado é preocupante, a maioria dos veículos encontram-se totalmente destruídos, passíveis de causar a contaminação do solo e a proliferação de doenças.
“Mais uma vez, agradecemos a parceria e a credibilidade dos magistrados pela prontidão em nos dar um retorno. Estamos em tratativas para executar o projeto em outros municípios de Santa Catarina, aguardando novos contatos para que possamos aumentar a abrangência dessa ação, que beneficia toda a sociedade”, frisou Safanelli.
O juiz Geraldo Bastos disse que o estado não pode ser guardião eterno desses veículos inservíveis. “Somos parceiros desse excelente trabalho. Uma ação louvável que deve ser estendida a todas as comarcas de SC”, disse Bastos.
O processo se iniciou em Ituporanga e passou por Joinville, São José e Lages. As quatro primeiras edições resultaram em um montante de 547,14 toneladas de ferrosos – que serão derretidos e reaproveitados como matéria prima para a indústria metalúrgica -, o que gerou um total R$ 103.956,60, arrecadados para os cofres públicos.
A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.
Mais informações para a imprensa:
Janaina Guliato
Comissão Estadual de Leilão
Detran/SC
janainaguliato@detran.sc.gov.br
(48) 9617-1840