Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Nota técnica informa a...

Nota técnica informa a manutenção da suspensão de eventos com aglomeração de aves em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A Cidasc publicou nota técnica sobre eventos agropecuários com aglomeração de aves, mantendo-os suspensos devido ao estado de emergência zoossanitária em razão da influenza aviária. Os aviários comerciais catarinenses não registraram casos da doença, mas o vírus pode estar circulando entre aves silvestres. 

A decisão está em consonância com a portaria N° 642, emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em 21 de dezembro de 2023, e com o posicionamento adotado pelo Fonesa Sul, órgão colegiado que reúne os órgãos de defesa agropecuária dos três estados do Sul. Por se tratar de região em que a avicultura tem importante peso econômico, os técnicos da Cidasc, assim como seus pares no Paraná e Rio Grande do Sul, consideram necessário manter suspensos os eventos com aglomeração de aves para evitar risco de disseminação da doença. 

A restrição deve ser mantida enquanto o país estiver em estado de emergência devido à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). A nota técnica relembra os impactos sociais e econômicos nefastos que a gripe aviária poderia provocar para muitas comunidades catarinenses em que a criação de aves, produção de ovos e a industrialização da carne são fonte de sustento. 

O documento renova ainda a recomendação para que os produtores rurais, os médicos veterinários e a população em geral notifiquem os casos suspeitos de IAAP. São considerados sinais clínicos da doença em aves sinais respiratórios e neurológicos, como a dificuldade para respirar, secreção ocular, andar cambaleante, animais girando em seu próprio eixo, bem como alta e súbita mortalidade dos animais. 

A Cidasc enfatiza aos catarinenses que o consumo de ovos e de carne de aves não oferece risco de transmissão da influenza aviária à população e que aves com sinais clínicos não devem ser manipuladas sem os devidos cuidados e uso e equipamentos de proteção individual.

A notificação de casos suspeitos deve ser feita usando o SISBRAVET, sistema eletrônico mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support