Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. NOTA OFICIAL: Não existe...

NOTA OFICIAL: Não existe estudo ou recomendação técnica da ONU que estabeleçam proporção entre efetivo policial e número de habitantes

A Secretaria de Estado da Segurança Pública esclarece que a Organização das Nações Unidas (ONU) nunca fez quaisquer recomendações a seus estados-membros e também nunca divulgou estudo técnico referente a modelos de proporção de quantidade de policiais por habitantes.

Essa afirmação é um mito, que vem sendo ao longo de anos divulgado e replicado sem qualquer base técnica ou científica.

O parâmetro comumente utilizado por jornalistas, acadêmicos e mesmo órgãos de governo, referindo-se a uma proporção ideal de “1 policial para cada grupo de 250 habitantes” não tem qualquer fundamento nem respaldo técnico, logo, não é adotado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

Um artigo científico publicado pelo Capitão da PM do Distrito Federal Sergio Carrera de Albuquerque Melo Neto investigou e pesquisou o assunto, inclusive com consulta oficial formulada à ONU no ano de 2013, respondida pelo Centro de Informações das Nações Unidas, onde se confirmou a inexistência de quaisquer recomendações ou estudos sobre a matéria.

Sobre o assunto, cabe fazer duas formulações:

  1. Para quantos habitantes um policial é capaz de prover segurança satisfatoriamente em São Paulo, Brasil?
  2. E se a mesma pergunta fosse feita em relação a Tóquio, Japão?

Ante o exposto, cumpre-nos afirmar que o posicionamento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina sobre a matéria é o seguinte:

“Número de habitantes não pode ser variável única a ser considerada como critério técnico para definição de quantidades de efetivo policial. Realidades socioculturais devem ser avaliadas. Outros fatores devem ser balanceados, tais como: área geográfica, densidade demográfica, filosofia de policiamento implantada, incidência criminal, modalidades criminais praticadas e tecnologia disponível para o policiamento.”

Florianópolis, 26 de agosto de 2015.

César Augusto Grubba
Secretário de Estado da Segurança Pública

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support