Nota Oficial – ADR Araranguá esclarece sobre casos de Gripe A
Em decorrência dos inúmeros questionamentos por parte principalmente da mídia Regional, a Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá vem esclarecer a toda a população que:
– No ano de 2016, até a presente data, há sete notificações registradas na área de abrangência da 21ª ADR (15 Municípios do Extremo-Sul), por suspeita de gripe H1N1.
– Três notificações já foram analisadas pelo Laboratório Central (LACEN/SC) e confirmado positivo para o vírus nos três casos. Entre eles um paciente de 41 anos, do Município de Araranguá (que recebeu tratamento e alta da Unidade Hospitalar); uma paciente do sexo feminino, do Município de Araranguá, de 56 anos (veio a óbito); e um paciente, do sexo masculino, de 39 anos, do Município de Praia Grande (também veio a óbito).
– Sendo assim, já foram confirmados até o momento dois óbitos pelo vírus Influenza A/H1N1 na Região.
– As outras quatro notificações, em que os pacientes encontram-se internados, aguardam análise do Laboratório Central (LACEN/SC) em Florianópolis para confirmação.
– A Gerência Regional de Saúde alerta que os sintomas são semelhantes aos da gripe comum (Influenza B), porém com maior intensidade: febre alta (acima de 39 graus), cansaço prolongado, dor no corpo, dificuldades de respiração, tosse com pouca secreção. Quem apresentá-los deve procurar imediatamente o serviço de Saúde mais próximo.
Patrícia Gomes Jones Paladini
Gerente de Saúde da ADR Araranguá
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua